quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saiba como diferenciar exaustão de cansaço

Um simples estado de cansaço pode evoluir para o total esgotamento
Com a rotina corrida do dia a dia, o tempo que se dedica a tarefas para descansar o corpo e a mente é cada vez mais reduzido. Entramos num processo em que o corpo começa a ficar desgastado e a mente não consegue se "desligar" daquele projeto no trabalho, das contas para pagar, do boletim das crianças, da pia que começou a vazar (de novo) e de outra listas situações. Tudo isso acaba acelerando um quadro de exaustão emocional, uma condição que é mais grave que a estafa e está a um passo do estresse e de suas consequências sérias para a saúde.
O conceito de exaustão está ligado ao conceito de estresse. O estresse é dividido em três níveis, chamados de alerta, reestruturação e, por fim, exaustão, que corresponde à fase em que o indivíduo já apresenta pensamentos negativos, falta de vontade de fazer as coisas, perda de sono, ansiedade acentuada, irritabilidade, entre outras características físicas como alergias, gastrites e enxaqueca.
A exaustão emocional, ao contrário do que se pode pensar, não está atrelada às condições de uma tarefa em si, mas a situações desagradáveis que acabam levando a um estresse psicológico. Como esclarece o especialista José Roberto Leite, chefe do núcleo de medicina comportamental da Unifesp, uma pessoa pode ter inúmeras tarefas para fazer relacionadas ao seu trabalho profissional. Porém, se gosta do que faz, isso não será um problema. "O perigo existe quando a pessoa fica muito tempo submetida a um estado de estresse psicológico, que aparece em função de uma situação desagradável qualquer", explica.

Essa pressão psicológica pode ser tanto externa, situações cujo controle não depende unicamente de uma pessoa, assim como ter origem interna, como características pessoais e qualidade de vida. "É fundamental que a pessoa fique atenta para não se submeter a essas pressões", afirma José Roberto Leite.

Diferença entre cansaço e exaustão

É comum dizer que estamos exaustos depois de um dia de esforço, seja físico ou mental. Porém, em geral, a verdade é que estamos cansados. Isso porque cansaço é caracterizado por um esgotamento momentâneo, eliminado de forma simples e instintiva, com boas horas de sono e atividades relaxantes. Já na exaustão, o desgaste é bem maior, na medida em que é constante, podendo ser eliminado apenas momentaneamente, de acordo com as distrações que cada um procura. Mas, a exaustão, só pode, na maioria das vezes, ser resolvida através de tratamentos e auxílio médico.

Segundo José Roberto, é possível identificar quando alguém passou de um estado de cansaço normal, para entrar em um processo de estresse. As próprias mudanças comportamentais, como excesso de pensamentos repetitivos e negativos, perda de interesse pelas coisas, falta de apetite, ansiedade, sensação de desamparo, irão indicar essa diferença. É importante também que familiares e amigos fiquem mais atentos ao notar qualquer alteração nesse sentido.

Situação sob controle

Como todos estamos expostos e não sabemos se (e quando) poderemos entrar em um estado típico de estresse, o ideal é nos forçar a adquirir hábitos que costumam deixar mais leve o nosso corpo e mente e ainda, liberam a nossa atenção para situações mais prazerosas. "Cuidados gerais com a saúde, exercícios de relaxamento e respiração, práticas meditativas, exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, dedicação ao lazer, tudo isso, aliado a um suporte familiar e social contribui e muito para amenizar as tensões do dia a dia e auxiliar a contorná-las", explica o especialista da Unifesp.

fonte:educacaofisica

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

10 Dicas para Aumentar a sua Massa Muscular

Ganhar músculos não é uma tarefa fácil, principalmente se você for ectomorfo(magro de ruim), ou endomorfo(gordinho). Isso é o que faz com que as pessoas recorram aos esteróides anabólicos. Ganhar músculos não é tão difícil, porém muitos erram no básico: alimentação, treinos, e principalmente no descanso. Para crescer sempre e com qualidade, mesmo tomando esteróides, existem certas dicas básicas que fazem toda a diferença. Listamos algumas delas abaixo:

1- Não Treine Mais que 5 Dias por Semana
Fazer isso não só é desnecessário, mas também pode te levar ao overtraining. Se você estiver fazendo cardio ou alguma outra atividade física, reduza ainda mais seus treinos (em dias de treino, ou número de exercícios).

2- Limite seus Treinos em 45 Minutos
Se você não conseguir construir músculos assim, não vai ser indo além que terá resultados. Lembre-se, os resultados são maiores quando os níveis de energia e foco mental estão no máximo e isso acontece nos 30 minutos iniciais do seu treino. Após meia hora a potência e o foco começam a diminuir.

3- Use Exercícios Compostos e Cargas Pesadas
Levantamento Terra, Desenvolvimento, Agachamento e Sulpino são alguns exemplos. Esses são os responsáveis pelos grandes físicos desde o inicio do bodybuilding. Altas cargas também são importantes, ou você já viu algum margrelo fazendo sulpino com 100kg?

4- Aumente o Peso sempre que Possível e Mantenha um Diário de Treino
A sobrecarga progressiva é um dos princípios básicos para ter músculos grandes. Siga esta regra e você vai ficar maior e mais forte sempre. Ignore e você não vai conseguir nada. Escreva metas semestrais em seu diário de treino. Por exemplo, se faz sulpino hoje com 60kg coloque como meta para daqui 6 meses 80kg e lute por ela, nem que seja de 1/2 em 1/2 kg. Mas lembre-se de aumentar o peso e fazer o movimento perfeito, mais pesos e péssima execução não vão te levar a lugar nenhum.

5- Treine com Várias Faixas de Repetição
De 1 a 20 dependendo do músculo. Isso vai fazer com que você trabalhe todos os tipos de fibras musculares, o que maximiza a capacidade de construção muscular.

6- Sempre Mude seus Treinos de 4 em 4 semanas
Após esse período seus músculos vão se adaptar e os ganhos vão começar a serem menores. Se você treina a muito tempo (mais de 5 anos) seus músculos podem se adaptar ainda mais rápido e por isso você pode mudar os exercícios com mais freqüências.

7- Tenha um Compromisso com sua Dieta

É a alimentação que vai fazer você crescer. As quantidades certas de calorias e a divisão de nutrientes são 70% do processo, os outros 30% ficam por conta dos treinos. Pode acreditar. Faça uma experiência e vai ver.

8- Coma COMIDA
Parece básico, mas muita gente esquece disso. Comida integral vai ajudar baixar seu percentual de gordura e assim deixar seus músculos mais a mostra. Além de conter todas as vitaminas e minerais necessários para recuperação muscular e o bom funcionamento do seu corpo. Faça de conta que não existe comida processada, que não existe enlatados e fast foods. Como comida 90% integral. Exemplo:

- Proteína: Carnes, Ovos, Peixe, Frango, Leite…..

- Carboidratos: Arroz Integral, Aveia, Massa Integral……..

- Vegetais: Espinafre, Couve, Brócolis, Tomate, Cenoura, Repolho, Berinjela…….

- Frutas: Banana, Maça, Laranja, Goiaba……

- Gorduras: Azeite Extra Virgem, Óleo de Peixe (Omega 3), Nozes, Castanhas, Amêndoas……….


9- Durma pelo Menos 8 horas por dia, e no Máximo 10
Dormir de menos atrapalha a recuperação muscular. Dormir demais faz você entrar em catabolismo. Não subestime esse fator imprescindível.

10- Encontre um Parceiro de Treino
Não só por que ele te ajuda a ir ao limite, ou por que ele te salva quando a barra esta para cair no seu pescoço, e sim pela competição. Isso é o básico do instinto humano. Com raras exceções, ninguém gosta de perder. Ver o seu parceiro de treino puxando mais ferro que você vai te machucar, e isso vai mexer com o seu psicológico trazendo a motivação e a força que você nunca imaginou ter.

Conclusão

Antes de sair por ai falando que sua genética é péssima e procurando mais motivos, além desse, para utilizar substâncias ilícitas, teste essas dicas por 6 meses e anote os resultados. Após esse período faça uma reflexão e veja mesmo se é necessário o uso de esteróides. Nós temos certeza que não! E temos certeza também que você vai ficar satisfeito com os resultados. Agora se prepare e mãos a obra!

Phillip Heath mostra uma prévia do que veremos no palco do Mr Olympia este ano!


Estrada para Olympia

Jaroslav Horvath, atleta da Slovakia e sua preparação para o Mr Olympia 2011. Fotos abaixo a 4 semanas da competição:

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vinny

Veterano atleta, Vinny Galanti mantem sua boa forma, mesmo em off. Confira:

Treino de strongman envolve pesos, aparelhos e objetos alternativos

Os atletas de Strongman são considerados os homens mais fortes do mundo, puxam carretas, levantam e tombam carros. Mas o treinamento desses atletas envolve uma grande quantidade de estímulos de força diferentes que podem ser adaptados ao treinamento de qualquer pessoa. Marcos Mohai mostra um pouco dos treinos específicos da modalidade.
Mohai é líder do ranking nacional da modalidade, além disso é educador físico, treinador de atletas de strongman e aplica conceitos deste tipo de treino para vários tipos de público
A preparação para o Strongman consiste em cinco tipos de treinamentos diferentes: treinos específicos, treinos funcionais, levantamentos básicos, exercícios com máquina de movimento guiado e movimentos pliométricos e com peso corporal.
Segundo Marilia Coutinho, treinadora e pesquisadora de Strongman, esta variedade de estímulos tem um efeito combinado que cada vez se torna mais evidente na aplicação a praticantes de diversas categorias diferentes como os praticantes recreacionais, reabilitação, treinamento tático etc

Outro tipo de objeto alternativo que pode ser utilizado para o treinamento funcional é o pneu, que permite uma grande variedade de exercícios diferentes
 
Na marreta no pneu o atleta precisa fazer força com o corpo todo para dar a marretada o mais forte possível
 
 
 
É sempre importante utilizar o material de segurança adequado para a prática dos movimentos do Strongman. Para levantamentos com cargas muito altas é preciso utilizar a cinta de estabilização da lombar
 
Outra categoria de treinamento utilizada na preparação do Strongman é a dos
levantamentos básicos. Alguns exemplos de exercícios desse tipo são o agachamento, o supino, o levantamento terra (movimentos do powerlifting). Marilia Coutinho, treinadora e pesquisadora de Strongman, explica que nesta categoria também estão exercícios de levantamentos multi-funcionais como a rosca direta, a remada curvada e o desenvolvimento (military press). Existem variações destes movimentos feitos com halteres
 
Neste movimento de levantamento terra o atleta Gustavo, atleta de 16 anos que treina há dois anos e ano que vem começa a competir no esporte, utiliza anilha baixa para fazer o levantamento com 160 quilos. É importante projetar o quadril para trás e flexionar os joelhos para fazer o movimento deixando a coluna reta
 
Ao subir, o quadril e o joelho devem estender ao mesmo tempo, sem flexionar a coluna
 
Já Mohai faz o levantamento terra com 300 quilos utilizando pneus
 
 
 
É importante perceber que o movimento deve ser feito com um agachamento (flexão do joelho) para não forçar a coluna. Além do peso, a bola é um objeto difícil de segurar, precisa ser abraçada
 
Para este movimento é necessária uma musculatura de estabilização da coluna forte, que vai evitar lesões
 
Como a prova é de levantamento de uma sequência de bolas, cada vez mais pesadas, o atleta chega na última bola cansado, o que torna o desafio ainda maior
 
 
Os exercícios baseados no equipamento da cangalha promovem como nenhum outro o desenvolvimento de coordenação motora e propriocepção. Isto é interessante não só para melhorar a execução de movimentos como o do agachamento, como a postura e o movimento fora de treinamento segundo a treinadora e pesquisadora de Strongman Marilia Coutinho
 
O peso pode ser regulado pela quantidade de anilhas utilizadas, o que facilita na adaptação do exercício para não atletas, a instabilidade gerada nesse tipo de treino é importante para fortalecer a musculatura que mantém a postura e é utilizada no dia a dia. Neste treinamento, Mohai carrega um peso de 300 quilos
 
Outra prova de Strongman é o tombamento de pneu, na qual o atleta deve levantar o pneu e tombá-lo para o outro lado, fazendo uma sequência desses tombamentos até percorrer uma distância estabelecida na competição.
O agachamento para levantar o pneu deve ser feito com flexão de joelhos, projetando o quadril para trás para preservar a coluna
 
Esse exercício também pode ser adaptado ao treinamento funcional, pois envolve a musculatura do corpo todo com estabilização e agachamento
 
 
Além desses treinos, eventualmente são utilizados
movimentos com máquinas de movimento guiado, eles são mais raros no treinamento de Strongman, mas ainda têm seu espaço no treinamento para fortalecimento específico e em recuperação de lesões. Alguns exemplos são a rosca scott, o leg press, o peck-deck etc.
Além desses exercícios, os atletas também treinam movimentos pliométricos e calistênicos, que são exercícios que utilizam o peso corporal como saltos, movimentos com barras (barra fixa e paralela, sendo a fixa mais difícil de se empregar com atletas muito pesados como o Mohai), flexão e alguns exercícios abdominais
 
Algumas máquinas são consideradas como de movimentos livres, que possuem cabos ou cordas e permitem alguma instabilidade, o que força o atleta a treinar toda a musculatura para a estabilização.
Nessa foto Mohai faz exercício de tríceps em uma máquina de movimentos livres
 
 (Uol.CienciaeSaude)

O consumo de doces na alimentação do atleta


Para o atleta, a nutrição ideal visa potencializar o desempenho, sendo capaz de suprir nutrientes que proporcionem mais energia aos músculos, auxiliem na recuperação dos mesmos e do sistema imunológico e previnam as lesões mais comuns no esporte.

Por comprovação unânime, os carboidratos são os principais fornecedores de energia, e o déficit no consumo faz grande diferença no desempenho, além de alterar o metabolismo de lipídeos e proteínas, dificultando a queima de gorduras e a recuperação muscular, dentre de outros fatores. Por essa razão, o cuidado com os carboidratos deve merecer maior atenção: antes, durante e depois de treinos e provas.

Os carboidratos são divididos em complexos e simples. Os primeiros estão presentes nos pães, biscoitos, cereais e massas e têm a característica de serem utilizados de maneira gradativa e regular. Isso significa que a transformação desses carboidratos em glicose (açúcar) levará algum tempo para ser concluída, o que garante energia por tempo maior.

O mesmo não acontece com os carboidratos simples, presentes nos doces: estes são utilizados de forma rápida e, assim, são menos eficientes para os atletas. Uma indicação clara dos carboidratos simples seria durante treinos longos, em que a glicose pode fornecer energia rápida para os músculos em atividade, porém isso deve acontecer apenas na forma de bebidas, géis esportivos, barras ou alimentos de fácil digestão, nos quais a quantidade e a digestibilidade são controladas.

Em relação aos doces, apesar de fornecerem energia rápida, o conteúdo excessivo de gorduras faz com que a maioria dos doces e chocolates tornem-se alimentos não apropriados para a alimentação diária de atletas. Como pontos negativos desses alimentos estão: o excesso calórico que pode prejudicar a composição corporal, a ausência de quantidades significativas de vitaminas e minerais, e se consumidos em excesso, podem diminuir o apetite restringindo o consumo de alimentos necessários, o que acontece principalmente com atletas adolescentes que possuem um padrão alimentar inadequado.

No entanto, os doces podem entrar de forma esporádica na alimentação do atleta, especialmente em momentos de recuperação e dentro de uma proposta alimentar equilibrada e que contemple todos os nutrientes necessários para o momento. Essa inclusão pode inclusive colaborar com o atleta, pois, além da energia de rápida absorção, esses alimentos podem melhorar o humor devido ao aumento da liberação de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar.

Portanto, não há necessidade de eliminar o consumo de doces da dieta. O consumo com moderação pode não ser maléfico e em algumas vezes, dependendo da rotina de treino, ajuda na recuperação.

Receitas de sobremesas

Opções de quatro sobremesas mais leves para compor o cardápio da semana:

1) Mousse de manga

- Rendimento: duas porções
- Ingredientes
1 manga
2 castanhas-do-pará
½ xícara (de chá) de água

- Modo de preparo: Bata no liquidificador a manga com a castanha e a água. Coloque na geladeira para pegar consistência.

2) Mousse de Mamão

- Rendimento: duas porções
- Ingredientes
¼ de mamão grande
2 castanhas-do-pará
1 colher (de chá) de groselha

- Modo de preparo: Bata no liquidificador o mamão com a groselha e as castanhas. Coloque na geladeira para ficar consistente.

3) Merengue de Clara

- Rendimento: duas porções
- Ingredientes
2 claras
1 colher (de sopa) de açúcar
4 gotas de limão
2 bananas

- Modo de preparo: Bata na batedeira as duas claras e adicione aos poucos o açúcar até dar a consistência de suspiro. Inclua as gotas de limão. Corte as bananas em rodelas e coloque-as para tostar no forno até ficarem coradas. Faça camadas de bananas e suspiros.

4) Gelatina light

- Rendimento: quatro porções
- Ingredientes
4 copos de suco de laranja ou de outra fruta
1 pacote de gelatina branca sem sabor

- Modo de preparo: Aqueça ligeiramente o suco de fruta e misture com a gelatina. Coloque em quatro recipientes e leve à geladeira.

(Fonte saúde plena)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Comer depois do treino ajuda a ganhar massa muscular

É claro que há exercícios mais voltados para o ganho de massa muscular: musculação é o que há para quem quer ficar mais forte. Não é ficar bombado, é ficar durinho, com os músculos firmes, em dia. A nova tendência é o treinamento funcional, que trabalha inúmeros outros benefícios além do ganho de massa. Em menor proporção, a ginástica localizada, pump, corrida com subidas e bike com carga fazem efeito.

Em resumo o exercício físico segue a seguinte dinâmica:

Durante o treino ocorre desgaste, catabolismo. O organismo usa estruturas para a contração muscular e degrada combustíveis para a geração de energia. Durante o treino não se ganha nada! Só perdemos.

Imediatamente após o exercício as reações de catabolismo ainda estão em alta, pois estas não são freadas bruscamente. Este catabolismo é proporcional à duração e principalmente à intensidade do exercício. Pode ser quebra de gordura, de proteína e de glicogênio.

No período de descanso, de intervalo entre os treinos, ocorre a reconstrução das estruturas e reabastecimento dos estoques de energia. É a hora do anabolismo! Ganha-se massa muscular descansando…

Para quem quer ganhar massa muscular é bom frear o catabolismo, fazendo uma refeição pós-treino que contenha proteínas (para repor as fibras desgastadas) e carboidratos (para repor o glicogênio), que gera energia para a contração muscular e aumenta o volume muscular. O músculo é feito de glicogênio e proteínas. Não adianta comer só proteína depois do treino. Até a primeira ou segunda hora depois do treino é o momento ideal para se fazer esta refeição. Até seis horas depois ainda há um pequeno efeito neste anabolismo.

A oportunidade de ganho de massa muscular depois do treino é unica, e a oportunidade de economizar calorias ao longo dia é enorme! Não compensa ter pouco músculo. Isso gera flacidez e queda de metabolismo e aí… engorda-se de novo!


Conclusão: comer depois do treino não só ajuda como é fundamental para o ganho de massa muscular.

Massagem Desportiva

Todos os atletas desejam aumentar as suas performances esportivas para poderem ser mais competitivos e ganharem nas suas modalidades de competição. Para conseguirem os melhores resultados, precisam seguir um plano de treino rigoroso que faça aumentar as suas capacidades e habilidades, como a força, resistência e velocidade. O problema é que o aumento dos níveis dos treinos também aumentam as probabilidades de existirem lesões musculares graves, que impedem a competição durante vários meses e em casos mais graves podem mesmo impedir a continuidade do atleta.

A massagem desportiva é muito indicada para lesões musculares causadas pelo esporte. Ela aumenta a circulação e ajuda a eliminar toxinas (como o ácido lático) que se acumulam nos músculos depois da prática de exercícios. A massagem desportiva também é indicada antes do treino ou da competição, por estimular a produção de adrenalina e aquecer os tecidos do corpo.


Os objetivos são elevar a temperatura do corpo, aumentando a atividade cardiovascular, preparando assim os músculos para o exercício, auxiliando a execução de alongamentos específicos necessários para qualquer desempenho. A massagem é realizada com deslizamentos profundos, amassamentos, com a intenção de liberar a musculatura e também dando ênfase nas articulações e tendões. Auxilia na redução de dor e nódulos de tensão.

É um bom momento de reforçar mensagens de otimismo e acalmar temores sobre medo de lesões e o estado dos adversários. A massagem desportiva funciona para todas as pessoas que fazem algum tipo de esporte, seja como profissão, hobby ou como amador. Ela complementa o treino e é altamente indicada para evitar lesões musculares, recuperar e preparar o corpo para o esporte.

A massagem é contra indicada em lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre, infecções, tumores e TVP (trombose venosa profunda).Para ter um ótimo treino, é preciso descansar os músculos.

A massagem pode ser um bom complemento para evitar lesões e ainda melhorar o seu desempenho.

Relaxe e Bom treino 
 
(williamsportmassagem)

Má postura e treino errado podem deixar músculos em desequilíbrio

A prática de musculação e exercícios físicos, todo mundo sabe, é fundamental para ter um corpo saudável. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar em algumas partes e deixar outros músculos do corpo de lado.

Isso faz que o corpo fique em desequilíbrio. Posturas incorretas ou passar muitas horas sentado também provoca o mesmo problema.

Essas regiões mais fracas, ou rígidas, dificultam os movimentos e até prejudicam a malhação.

Para identificar essas áreas, o site da MEN’S HEALTH traz um teste de alinhamento e indica exercícios para melhorar os músculos com problemas.

Como fazer o teste

Fique de pé na frente de um espelho. Separe os pés na largura dos ombros e deixe-os apontados para frente. Estique os braços para cima. Dobre o quadril e os joelhos para que o corpo desça em linha reta por três vezes.
Na última, mantenha a posição no ponto mais baixo e compare a linha formada pelo corpo com a foto abaixo. Repita o movimento, de perfil para o espelho. Faça o teste a cada quatro semanas.

Se os braços movem para frente
Isso significa que os músculos do peito e a porção média das costas estão rígidos, o que leva a problemas de ombros e pescoço.

Para resolver
Deite-se no chão com um rolo de espuma atravessado sob as costas. Deslize o corpo para cima e para baixo, parando nas regiões em que sentir mais dor por 30 segundos. Vire-se de bruços e repita o mesmo no peito. Alongue os músculos das costas e do peito e inclua o agachamento com remada no treino.

(www.abril.com.br/noticias)

Diversão

Santana Anderson treinando e se divertindo num ensaio fotográfico para a Musclemag

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alongamento do peito

Ficar sentado em frente ao computador o dia todo ou dirigir por muito tempo pode fazer com que suas costas fiquem curvadas. O alongamento do peito ajuda a abrir a região do tórax e esticar os músculos.

Passo 1Sente com a coluna ereta, o corpo erguido e as pernas cruzadas. Coloque as mãos atrás da cabeça. Deixe os cotovelos apontando para frente.

Passo 2Mova os cotovelos para o lado e empurre-os para trás. Fique nessa posição por 30 a 60 segundos, depois relaxe o corpo. Repita esse procedimento mais uma vez.
(williamsportmassagem)

Alongamentos x Desempenho em Corrida

Uma das coisas mais interessantes da ciência é a mudança de paradigma que ela promove.

Aos mais pragmáticos é importante entender que, ainda hoje, parte das abordagens práticas são ainda baseadas em premissas errôneas.

Digo isso, pois o que vamos discutir agora vai causar, no mínimo, "coceira" em alguns...

Embora a idéia não seja novidade entre os pesquisadores da área, a confirmação é recente. E é com grande orgulho que adiciono que um dos pesquisadores envolvidos neste estudo, é também um dos coordenadores de nosso laboratório.

A execução de exercícios de alongamento previamente à prática de exercícios físicos (de qualquer natureza) é algo extremamente comum. Ela é também tida por alguns, como parte OBRIGATÓRIA do processo de aquecimento.

A ciência já demonstrou que uma sessão de alongamentos estáticos de intensidade suficiente para promover aumento significativo da amplitude de movimento são também suficientes para promover redução na capacidade de produção de força e potência, colocando em xeque, portanto, a execução deste tipo de algonamento antes de sessões de treinamento de força e potência.

Isso se dá pela diminuição do stiffness músculo-tendíneo (podendo se entendido, de maneira extremamente simplista, como a rigidez ou grau de complacência quando submetida à tensão, da unidade músculo-tendão), diminuindo a transmissão da força produzida pelo músculo para os tendões.

Um estudo recente demosntrou que esse efeito deletério de desempenho de força/potência pode perdurar até uma hora após a execução dos alongamentos, dando margem para a especulação sobre um possível efeito do alongamento sobre atividades de mais longa duração.

O desempenho em corrida é também afetado pelo stiffness muscular, o que influencia, por exemplo, a economia de corrida (gasto calórico na unidade de tempo necessário para se manter correndo a uma determinada velocidade fixa). Baseados nisso, e na afirmação anterior (sobre a duração do efeito deletério), um grupo de pesquisadores estudou se a realização de exercícios de alongamento estáticos prévios ao um teste de corrida poderia comprometer o desempenho.

Os autores observaram que o custo energético da tarefa foi MAIOR, e a distância percorrida em 30 minutos foi MENOR no grupo que realizou o alongamento prévio, colocando também em xeque, a prática extremamente comum e agora questionável, da relização deste tipo de execício durante o aquecimento prévio ao treino de corrida.
 
(treinamentofisico)

Confira as bebidas que hidratam o corpo após o treino

Não adianta só fazer os exercícios direitinho e comer bem - hidratar-se adequadamente é de extrema importância. Quando praticamos atividades físicas, nosso corpo perde líquido e fica desidratado. A nutricionista Camila Leonel recomenda que a reposição de líquido seja feita imediatamente após o término do exercício, continuamente e de forma fracionada.

Quando pensamos em hidratação, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é água. Porém, ela não precisa ser a única opção. Para hidratar-se, você também pode ingerir sucos e chás, por exemplo. Fizemos uma lista com algumas das bebidas mais comuns, se devemos ou não consumi-las após os treinos e por quê:

Bebidas isotônicas

SIM: "Elas são bebidas cuja composição é semelhante aos fluidos do nosso corpo e devem ser usadas, principalmente, para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração", diz a nutricionista Camila Leonel. Alguns exemplos de isotônicos são o soro caseiro, a água de coco e algumas fórmulas industrializadas.

Fique atento! Por conta dos sais minerais em excesso, essa bebida deve ser evitada por gestantes, lactantes, pessoas com hipertensão e/ou diabetes e pacientes com doenças renais não devem consumir a bebida isotônica industrializada, como afirma Camila.

Água de coco

SIM: a água de coco é considerada um isotônico natural, já que apresenta vários minerais, como sódio, potássio, fósforo e cloro. Por isso, além de hidratar, ela ajuda na recuperação de minerais. "É um líquido perfeito para reposição de água e minerais perdidos em atividades físicas ou na desidratação", diz a nutricionista Camila Leonel.

Suco de frutas naturais

SIM: ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas cumprem bem o papel de hidratar o corpo. "Além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Mas devem ser alternados com a água e não substituí-la", lembra a nutricionista Camila Leonel.

Água de cheiro ou com sabor
NÃO: muitas pessoas tem trocado a água natural por esse tipo de água aromatizada ou com um leve sabor de fruta como fonte de hidratação. Ou seja, estão literalmente substituindo a água. O que muitas pessoas podem não saber é que, para que esse tipo de bebida fique com sabor, são adicionados aromatizantes, conservantes e adoçantes (para substituir o açúcar).

"Como alguns conservantes e adoçantes são à base de sódio, a tendência é que essas bebidas aumentem o nível de sódio do organismo", alerta a nutricionista Camila Leonel. "Apesar de todo apelo comercial acerca desses produtos, a melhor escolha é sempre a água", aconselha.

Refrigerantes

NÃO: os refrigerantes fornecem apenas açúcar, água e carboidratos, não possuindo nenhum tipo de nutriente. Além disso, segundo a nutricionista Camila Leonel, "eles são bebidas gaseificadas e, por isso, podem causar desconfortos intestinais, além de ter uma absorção mais lenta".

Bebidas energéticas

NÃO: os energéticos são bebidas estimulantes e, por isso, contêm muita cafeína, além de açúcar. Eles têm, sim, aminoácidos e vitaminas. Porém, não são nada eficazes quando o assunto é hidratação e a nutricionista Camila Leonel explica por quê: "A combinação açúcar e cafeína auxilia na eliminação de água, devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede, ou seja, consumir energéticos causa o efeito contrário".

sábado, 6 de agosto de 2011

Fisiculturista

O atleta Nick Trigili continua impressionando pelo seu tamanho, e sua pouca idade (24 anos). Confira algumas fotos:








Flexão de Joelhos Deitado na Mesa Flexora

A flexão de joelhos em aparelho específico, assim como a extensão, trata-se de um exercício de cadeia aberta, é o melhor movimento de isolamento dos músculos posteriores da coxa.

A flexão de joelhos em aparelho específico, assim como a extensão, trata-se de um exercício de cadeia aberta, é o melhor movimento de isolamento dos músculos posteriores da coxa. O exercício em si é de fácil execução, no entanto, este é outro equipamento que requer atenção quanto a sua qualidade, principalmente na angulação onde se apóia a região do quadril para que não cause futuros transtornos e seja possível atingir com êxito a musculatura alvo.

Músculos atuantes
Os principais músculos atuantes são os bíceps femorais, semitendinoso e semimembranoso. Como atuantes secundários: glúteos e alguns músculos das panturrilhas.

O exercício
Posição inicial (1ª etapa): Deitado ventralmente (de bruços) no aparelho, mãos sobre os pegadores, pernas estendidas e tornozelos com os calcanhares encaixados por baixo dos apoios almofadados.



Execução: Sem elevar os quadris do banco, levante o peso realizando uma flexão simultânea das pernas elevando os calcanhares na direção das nádegas.

2ª Etapa



3ª Etapa



Observações: O posicionamento dos pés em afastamento igual à largura dos quadris é a posição padrão. Como sempre, existem algumas teorias em relação a este exercício quanto ao posicionamento dos pés, se eles devem estar em adução, abdução, flexão ou extensão. Entretanto é importante esclarecer as diferenças de trabalho muscular que observamos na prática apenas, isto é, flexão e extensão dos pés. Com os pés em flexão dorsal a uma grande solicitação do gastrocnêmios e com os pés em extensão há maior ênfase na musculatura posterior da coxa.

Por Leandro Camargo

Via::fisiculturismo