segunda-feira, 29 de julho de 2013

Quinoa uma grande aliada no combate à anemia

O ferro, mineral presente no grão, normalmente ajuda no combate à anemia. Conheça todos os benefícios da quinoa. 
A quinoa já foi o principal ingrediente das dietas dos povos da Cordilheira dos Andes, e desceu as serras, chegando ao Brasil como um dos alimentos funcionais mais aclamados por aqui. No caso da tireoide, podemos começar destacando a presença do ferro, mineral que normalmente ajuda no combate à anemia, um dos sintomas do hipotireoidismo. Além dele, o selênio é um destaque nesse alimento, já que atua na conversão do hormônio T4, o mais produzido pela glândula, em T3, que é o que realmente exerce alguma modulação nas células do corpo, agindo no metabolismo de diversos sistemas do nosso organismo, como o cardiovascular, nervoso, digestório, muscular e locomotor.

Esse mineral também é antioxidante, o que protege a tireoide dos radicais livres, que podem alterar seu funcionamento e causar distúrbios relevantes da glândula. Outro nutriente considerado chave da quinoa é o zinco, muito relevante no processo que retira um iodo do T4, transformando-o então em T3. Se compararmos esse grão com outros, como arroz, cevada, milho e trigo, a quinoa é a campeã nesse mineral com 7,5 mg a cada 100 g do alimento. No mesmo comparativo, ela leva as concorrentes a nocaute ao comparar as quantidades de cálcio e ferro.

Modo de usar:
Esse grão pode ser aproveitado em diversas receitas ou consumido acompanhando algum outro tipo alimento, como shakes, iogurtes, saladas, ou pedaços de frutas, de acordo com a preferência de cada um. A indicação das nutricionistas é que o consumo seja de 2 a 4 colheres (sopa) por semana. A quinoa pode ser encontrada em forma de grãos ou em flocos. Também existe a farinha, que pode fazer parte da preparação de pães, pudins e massas no geral.


EducacaoFisica

Nenhum comentário:

Postar um comentário