segunda-feira, 25 de julho de 2011

Maltodextrina

Como é vendido: Disponível em pó.

Indicação

A maltodextrina é um carboidrato complexo de absorção gradativa pelo corpo, por isso ela é útil para manter a energia durante atividades de média duração, já que vai ser liberada aos poucos para o organismo.
Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo, além de serem as de recrutamento mais rápido. O carboidrato corresponde à maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano. Numa dieta saudável, o carboidrato deve ser em torno de 60% das calorias ingeridas no dia para que as proteínas não tenham que desviar-se de suas funções específicas, como construção dos tecidos musculares, para obtenção de energia.

Uso para prática de atividade física

Indicada para atletas, a maltodextrina fornece energia para as atividades e para a recuperação muscular pós exercício, permitindo que as proteínas e aminoácidos sejam recrutados para a formação de massa muscular e não sejam usadas como energia.
Ela deve ser consumida pelo menos uma hora antes do exercício e/ou no máximo uma hora depois. Segundo Jomar Souza*, se consumida pouco antes do exercício, não será absorvida de maneira adequada. Se muito tempo depois não reporá os estoques de carboidratos do músculo em tempo de prevenir a perda de massa muscular.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não há efeitos colaterais relatados nas doses recomendadas. Anvisa permite o uso de maltodextrina como repositor energético para atletas, sendo assim, não é recomendada para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.
Se consumida em excesso, pode haver um aumento muito grande na produção de insulina ocasionando um quadro de hipoglicemia como efeito rebote. Em doses muito altas, os carboidratos podem causar diarréia, náuseas, vômitos. Diabéticos devem ser orientados por seus médicos antes de consumir esse tipo de alimento.
Quando esse suplemento não é necessário ele pode causar ganho de gordura, pois é uma fonte de calorias que, quando não são utilizadas vão ser armazenadas no tecido adiposo.

*Colaboração: Jomar Souza, médico especialista em medicina do exercício e do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBME
Ceres Prado - Do UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário