segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Alimentos na Cor do Verão!


Frutas cítricas, como laranja, limão, morango e acerola, são excelentes fontes de vitamina C. Elas estabilizam a estrutura do colágeno, pois têm função de estruturar a pele. Além disso, são fotoprotetores, ou seja, protegem a pele dos raios UVA e UVB. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce.
Ideal de consumo: duas porções por dia



Grãos e oleaginosas, como amêndoas, soja, feijão e noz, possuem cobre e manganês, que auxiliam na síntese do colágeno.
Ideal de consumo: uma porção por dia


Alimentos amarelos e alaranjados, como cenoura, tomate, abóbora e mamão, protegem a pele dos raios UVA e UVB por serem fotoprotetores. Também possuem vitamina A que é um potente antioxidante. 
Ideal de consumo: uma porção por dia

A vitamina A presente na goiaba conserva a saúde da pele e das mucosas, pois é um potente antioxidante, isto é, protege a pele dos danos dos radicais livres.


O betacaroteno, ou pró-vitamina A, presente no trigo Kamut, é um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos. Essa vitamina age como protetor da pele contra o sol e contra diversas infecções.
Ideal de consumo: duas vezes por semana (utilize no lugar de trigo comum)


O enxofre presente no alho é muito importante para a saúde da pele, pois participa da cisteína, um aminoácido que inativa os radicais livres, assim como da taurina e da metionina. 
Ideal de consumo: preparar alimentos diariamente com alho semi-cru



Óleos e sementes, como azeite extra-virgem, óleo de macadâmia, óleo de linhaça, possuem Vitamina E, que auxilia na maciez e hidratação da pele.
Ideal de consumo: utilizar na forma de temperos de saladas (faça um mix com estes três óleos e tempere a salada)


Maçã possui vitaminas do complexo B que ajudam prevenção de problemas de pele. 
Ideal de consumo: uma maçã por dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário