terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FITNESS: Kettlebell, muito mais força, flexibilidade, resistência e perda de peso num só produto‏

Equipamento de origem russa e muito utilizado no mundo antigo, o Kettlebell, ou KTB, virou uma verdadeira febre nas academias fora do país mais ainda é novidade aqui no Brasil. Por sua simplicidade, uma bola de ferro fundido com alça, o Kettlebell proporciona inúmeras formas de treinamento para quem quer ganhar músculos, flexibilidade, força, equilíbrio corporal e aumentar o condicionamento físico. O Kettlebell é uma ferramenta muito barata, comparando com estação de treino residencial, utilizando esteiras ou halteres que ainda terminam sendo limitados e se faz necessário ter vários para ter um resultado satisfatório, além de ocupar muito pouco espaço e ainda serem quase indestrutíveis. E o mais importante, onde muitas máquinas e receitas promovem um condicionamento físico completo, apenas kettlebell proporciona força, potência, flexibilidade, resistência (endurance) e perda de peso num só produto.

Mas não é de hoje que o kettlebell faz sucesso, relatos históricos comprovam o uso dessa “bola de ferro” por atletas em exercícios musculares na Europa desde o século XVI onde demonstravam força, participando de atividades e jogos com essas peças antigas. Essas bolas de ferro eram facilmente encontradas em feiras públicas e mercados da época, o que as tornava ainda mais populares e baratas. Apontada como um equipamento completo com sua alça prática, o kettlebell ou gyria, se tornou a peça principal para qualquer guerreiro russo. De fato, de acordo com Pavel Tsatsouline, grande responsável pela introdução do kettlebell training nos Estados Unidos, na Rússia czarina os termos strongman egirevik ou kettlebell man eram sinônimos de força e potência física.


O Kettlebell Training ganhou popularidade graças ao guru do Kettlebell “Pavel Tsatsouline”, o grande responsável por divulgar essa "arte" nos Estados Unidos. E tudo isso se deve as distintas vantagens que o método oferece comparado com as outras modalidades que o mercado, principalmente o brasileiro, tem oferecido. Seu peso varia entre 8 kg e 32 kg. "Diferente dos halteres, cujo centro de gravidade é a mão, a KTB tem seu centro de gravidade na própria bola", explica o professor de musculação, Gabriel Nicoletti Iwasaki, da academia Competition. O treinamento com kettlebell é muito popular entre os praticantes de lutas, principalmente grappling e artes marciais mistas (MMA). O atualmente considerado melhor lutador peso pesado do mundo, o russo Fedor Emelianenko é um grande entusiasta do método.

O peso varia entre 8 kg e 32 kg por "bola".

Graças à seu formato que possibilita a realização de movimentos balísticos (de arremesso) e de potência, o Kettlebell sempre permanece fixo nas mãos. O aluno pode controlar os movimentos pendulares (com balanço) enquanto pratica outros exercícios, como o agachamento. "Poucas atividades na academia desenvolvem tanto a força muscular em sessões de apenas 20 minutos", comenta Reginaldo Ghilardi, coordenador de musculação da Competition. Resultando assim num trabalho de força com a grande amplitude de movimentos. Essa amplitude de movimento avantajada provoca o stretch reflex, o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir força, movimentação e agilidade.


O uso do Kettlebell ainda expõe fraquezas individuais e promove correções de assimetria corporal. Como a maioria dos gestos executados no kettlebell training é feita unilateralmente, assimetrias e compensações são muito mais fáceis de serem detectadas. Ainda proporcionando um desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. Kettlebell training exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de forca muscular. Por conta do tamanho do esforço, não é surpresa que essa atividade proporcione um trabalho positivo em grandes grupamentos musculares, tais como braços e pernas, além de consumir uma baita energia do organismo. O gasto calórico é de até 700 calorias em 30 minutos de aula.


Porém os exercícios balísticos não são os únicos diferenciais e o uso dessa ferramenta para se realizar exercícios que visam um grande aumento na força central do corpo, o que alguns chamariam como “força de core”. Esses exercícios requerem um grande aumento na capacidade de se manter a musculatura toda contraída de forma muito intensa, assim conseguindo atingir os objetivos de cada movimento. Esses exercícios desenvolvem um grande treino dos músculos que envolvem a porção central do corpo (abdominais, músculos ao redor do quadril e dos ombros), ao mesmo tempo aumentando a flexibilidade e a estabilidade dessas regiões.

Existem ainda outras vantagens em se utilizar o Kettlebell como a principal ferramenta de treino ou como complemento para uma rotina de musculação, ainda mais se você é homem e seu objetivo é aumentar massa muscular e adquirir força superior. Os exercícios podem ser realizados com dois kettlebles ao mesmo tempo, e com poucas repetições com total controle de movimento e uma busca do super enrijecimento. Se seu objetivo é perder peso, o ideal é atrelar a uma dieta, assim como em qualquer atividade. Qualquer pessoa que não tenha lesão pode usar o kettlebell, desde que esteja ciente para saber o que o esforço físico realmente significa. 

Porém como qualquer movimento atlético, até mesmo nas máquinas de musculação, se usadas de forma errônea, são um risco para o praticante. Por isso é muito importante se aprender de forma correta os movimentos utilizados, pois se esses forem usados da forma que devem ser, essa forma de treinamento não só é muito segura, mas estimula o fortalecimento das regiões que mais apresentam lesões (lombar, quadril e ombros). Para a prática da Kettlebell, é importante a orientação de profissionais qualificados, pois é necessário manter a postura correta para evitar eventuais contusões com os exercícios. "O KTB é aparentemente simples, mas exige bastante esforço e treinamento. Ela é indicada para quem já tem um nível bom de condicionamento físico e deseja intensificá-lo ainda mais", diz Gabriel. Existem cursos e livros que podem auxiliar a quem quer se iniciar nessa modalidade de exercício. E se você deseja comprar seus Kettlebells pode encontrar em vários sites (clique aqui e na Americanas ) diversos tipos e preços de acordo com seu objetivo e bolso. Segue algumas sugestões de exercícios e sites como “A Arte da Força” que podem auxiliar nisso.


mensch

Nenhum comentário:

Postar um comentário