segunda-feira, 25 de julho de 2011

Gil e Junior são eleitos Garoto e Garota Fitness SP 2011

O casal vencedor do Garoto e Garota Fitness São Paulo 2011 foi Gil Jung e Junior
 
Ela é apresentadora de TV, tem 25 anos, mede 1,65 m, pesa 53 kg e usa manequim 36. Já Junior é decorador e florista, tem 1,78 m de altura, pesa 80 kg e usa manequim 40

A Garota Fitness SP 2011, Gil Jung, é apresentadora e malha há 10 anos. Veja de frente.. 
... e de costas

Ex-vencedoras do Garoto e Garota Fitness: da esquerda para a direita, Sabrina Soares (2011), Victória Villarim (2010) e Priscila Saravalli (2009)  
A ex-bbb Ariadna também participou da premiação do homem e da mulher mais sarados de São Paulo
 
Ao todo foram 25 candidatas a mulher mais bonita e sarada das academias paulistas
Público confere atributos de concorrente ao Garota Fitness São Paulo 2011 
Os concorrentes desfilavam de 4 em 4, sendo 2 homens e 2 mulheres  
Outra finalista foi Carla Melo, que ficou em 5º lugar 
 
Durante o concurso, 25 mulheres com corpo torneado, mas não musculosos demais, desfilaram
Candidatos aguardam resultado da votação para Garoto e Garota Fitness SP 2011 

Graciella foi eleita pelo internauta UOL para ser finalista do concurso. Ela tem 25 anos, 1,67 m de altura, 60 kg e usa manequim 38 
Gustavo foi o concorrente mais votado pelos internautas do UOL e por isso foi direto para a final do concurso
Finalistas masculinos: da esquerda para a direita, Thiago, Junior, Williams e Bruno 
As finalistas: da esqueda para direita, Gabriela, Graciella (eleita pelo internauta UOL), Gil Jung (vencedora) e Grazy (segunda colocada) 
As finalistas: da esquerda para a direita, Carla Melo, Gabriela, Graciella, Gil Jung e Grazy 
Entre os homens, os finalistas foram: da esquerda para a direita, Lucas, Junior, Williams, Bruno e Thiago 
Os dois primeiros lugares: à esquerda, Junior, Garoto Fitness SP 2011, e, ao lado, Thiago, segundo colocado
 
Ariadna e Arinaja do Pânico curtiram o campeão 
Grazy já é uma concorrente de outros anos do Garota Fitness e pegou o segundo lugar. Já Gil Jung, vencedora, (à direita) entrou no concurso só nos últimos dias porque outra candidata desistiu
 
Vencedores fazem festa no palco do Garoto e Garota Fitness SP 2011 
Foram mais de 1 milhão de inscrições de todo o Estado de São Paulo para participar do concurso
(Uol-Ciência e saúde)

Maltodextrina

Como é vendido: Disponível em pó.

Indicação

A maltodextrina é um carboidrato complexo de absorção gradativa pelo corpo, por isso ela é útil para manter a energia durante atividades de média duração, já que vai ser liberada aos poucos para o organismo.
Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo, além de serem as de recrutamento mais rápido. O carboidrato corresponde à maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano. Numa dieta saudável, o carboidrato deve ser em torno de 60% das calorias ingeridas no dia para que as proteínas não tenham que desviar-se de suas funções específicas, como construção dos tecidos musculares, para obtenção de energia.

Uso para prática de atividade física

Indicada para atletas, a maltodextrina fornece energia para as atividades e para a recuperação muscular pós exercício, permitindo que as proteínas e aminoácidos sejam recrutados para a formação de massa muscular e não sejam usadas como energia.
Ela deve ser consumida pelo menos uma hora antes do exercício e/ou no máximo uma hora depois. Segundo Jomar Souza*, se consumida pouco antes do exercício, não será absorvida de maneira adequada. Se muito tempo depois não reporá os estoques de carboidratos do músculo em tempo de prevenir a perda de massa muscular.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não há efeitos colaterais relatados nas doses recomendadas. Anvisa permite o uso de maltodextrina como repositor energético para atletas, sendo assim, não é recomendada para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.
Se consumida em excesso, pode haver um aumento muito grande na produção de insulina ocasionando um quadro de hipoglicemia como efeito rebote. Em doses muito altas, os carboidratos podem causar diarréia, náuseas, vômitos. Diabéticos devem ser orientados por seus médicos antes de consumir esse tipo de alimento.
Quando esse suplemento não é necessário ele pode causar ganho de gordura, pois é uma fonte de calorias que, quando não são utilizadas vão ser armazenadas no tecido adiposo.

*Colaboração: Jomar Souza, médico especialista em medicina do exercício e do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBME
Ceres Prado - Do UOL Ciência e Saúde

Treino de Bíceps e Tríceps


Que tal treinar para conseguir braços gigantes. O programa abaixo é apenas um exemplo. Você podera mudar os exercicios. Importante é que siga o seguinte esquema:
Nas Segundas e Quintas sera o dia de trabalhar apenas Braços e Abdomem. Escolha os exercicios que você acha mais eficiente e treine pesado.
Nas Terças treine o Peitoral, Costas e Abdomem.
Nas Sextas treine as Pernas, Ombros e Abdomem.
Em poucos meses você notara que seus braços estão com mais densidade, tamanho e massa.
Exemplo de Programa:
SEGUNDAS: BRAÇOS + ABDOMEM
ROSCA DIRETA 4 X 10 REPS
ROSCA ALTERNADA 3 X 10 REPS
ROSCA SCOTH 3 X 10 REPS
TRICEPS POLIA 4 X 10 REPS
TRICEPS TESTA 3 X 10 REPS
TRICEPS BANCO 3 X 12 REPS
ABDOMINAIS 3 X 30 REPS
TERÇAS: PEITORAL + COSTAS + ABDOMEM
SUPINO PLANO 4 X 10 REPS
SUPINO INCLINADO COM HALTERES 3 X 10 REPS
CRUCIFIXO OU VOADOR 3 X 10 REPS
POLIA COSTAS 3 X 10 REPS
REMADA UNILATERAL 3 X 10 REPS
POLIA SENTADO OU REMO NA MAQUINA 3 X 10 REPS
ABDOMINAIS 3 X 30 REPS
QUINTAS: BRAÇOS + ABDOMEM
ROSCA DIRETA BARRA W 4 X 10 REPS
ROSCA UNILATERAL 3 X 10 REPS
ROSCA NO JOELHO 3 X 10 REPS
TRICEPS TESTA 4 X 10 REPS
TRICEPS POLIA 3 X 10
TRICEPS COICE 3 X 10 REPS
ABDOMINAIS 3 X 30 REPS
SEXTAS: PERNAS + OMBROS + ABDOMEM
AGACHAMENTO 4 X 10 REPS
LEG PRESS 4 X 10 REPS
ROSCA PERNA 4 X 10 REPS
GEMEOS EM PE OU SENTADO 4 X MAXIMO
PRESS FRONTAL 3 X 10 REPS
ELEVAÇÃO LATERAL 3 X 10 REPS
ABDOMINAIS 3 X 30 REPS


10 dicas para construir bracos gigantes!

Confira algumas dicas rápidas e práticas sobre como ganhar massa muscular no tríceps e bíceps. Triplique seus ganhos!

1) Inclua paralelas no seu treino de tríceps e barra fixa com pegada pronada no seu treino de costas. Estes exercícios também são feitos por ginastas para garantir força ao realizar uma prova. Alguém já viu um ginasta masculino com braços pequenos ?

2) Para o crescimento máximo varie o número de repetições das séries, faça de 6-10 os exercícios compostos como rosca direta, rosca testa e 10-15 os exercícios isolados como pulley ou rosca concentrada. A variação é o segredo.

3) Considere treinar bíceps e tríceps no mesmo dia para focar ao máximo o treino para estes músculos. Treinando em outros dias você pode dar preferências para outros músculos.

4) Se você não está vendo crescimento no bíceps ultimamente, tente focar o treino nos antebraços. Algumas vezes o seu treino pode ficar limitado devido a uma falha de hipertrofia nos antebraços, assim você não conseguirá aumentar as cargas no treino de bíceps.

5) Rosca Direta é o exercício básico para construir o bíceps. Tenha certeza de que este exercício está presente na sua rotina.

6) Equalize a quantidade de treino para bíceps e tríceps.

7) Inclua supersets e dropsets nos seus treinos.

8) Varie os exercícios do treino, fazer sempre os mesmos exercícios faz com que seu corpo se adapte rapidamente, diminuindo os seus ganhos.

9) Tente contrair o máximo o seu tríceps e bíceps durante a execução dos exercícios

10) Não faça mais que 3 exercícios para tríceps ou bíceps. Tenha certeza de que seu treino não ultrapasse 50 minutos de duração.

(O Importante é ser Grande)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Respondendo a perguntas sobre Animal Pak


Puro Poder, Pura Força, Pura Intensidade!
Animal Pak ganhou o prêmio de melhor Multi-Vitamínico do ano em 2005, 2006 e 2007 consecutivamente! Para fisiculturistas hard-core e atletas de força, nada bate o Animal Pak quando o assunto é maximizar os ganhos de massa muscular, força e performance. Não existe arma melhor disponível para abastecer os seus treinamentos intensos. Ofuscando as imitações, o Animal Pak original é ainda a mais avançada fórmula de nutrientes de qualidade feitas para fisiculturistas.
Cada Pak contem uma combinação poderosa e moderna de uma grande quantidade de complexos vitamínicos e minerais, aprimoradores de performance, lipotrópicos, enzimas digestivas e energizantes poderosos. Animal Pak consiste em uma fórmula perfeitamente balanceada destes nutrientes que é muito bem assimilada pelo seu corpo.
Animal Pak é o mais vendido no mundo por 7 anos seguidos. Cada vez mais fisiculturistas vem usando o Animal Pak em seus treinos, mais do que qualquer outro suplemento na história. Por quê ? Simples. Animal Pak faz o seu serviço. Simplesmente funciona, na primeira vez, na última vez, sempre!

Porque tomar animal Park, em vez de tomar um Multivitaminico normal que é muito mais barato e fácil de consumir?
 
Poder pode. A escolha é sua, mas você realmente quer ? 
Multivitaminicos comuns são feitos para pessoas comuns, com uma rotina normal, eles contêm 100% de todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa no dia-a-dia baseados em uma dieta de 2000 calorias(Confira o rótulo e comprove). 
Mas você ingere a quantidade de proteínas que esses mesmo especialistas dizem que é o ideal para você ingerir ao dia ? 
É claro que não, você ingere muito mais proteína, pois você não é uma pessoa normal, você é um culturista ou um atleta de força. 
Quem leva a sério o treinamento precisa de MUITA proteína. O mesmo se aplica as vitaminas. 
Somente suplementos completos são projetados para quem leva o treinamento a sério. Quanto mais árduo é o seu treino, mais vitaminas e minerais você precisa. 
Comparando com um sedentário ou um idoso que ingere um  multivitaminico comum todo praticante de musculação precisa suplementar sua alimentação com produtos específicos.
Animal Pak contem estimulantes ?
Não, Animal Pak contem apenas substâncias naturais para dar aquele incremento extra na sua energia.
Eu realmente tenho que tomar dois packs por dia ?
Não, para a maioria das pessoas um pack é o suficiente. Porém atletas ou quem gosta de pegar pesado na malhação pode tomar 2 packs por dia.
Animal Pak é o que afinal ? Multivitaminico ?
Um de seus componentes é um multivitaminico, com todos as vitaminas e minerais necessários para o corpo humano. Mas não pode ser comparado com um multivitaminico comum vendido em farmácias.  
Ele contem um cojunto ampliado de aminoácidos essenciais e não essenciais, enzimas digestivas, eletrólitos, antioxidantes, lipotrópicos e vários outros nutrientes para ajudar no crescimento muscular. 
Animal Pak é uma fórmula completa para praticantes de musculação. 
É por isso que o Animal Pak é o mais vendido no mundo,
Eu preciso ciclar o Animal Pak ?
Não, pois contêm vitaminas, minerais e muitas outras substâncias importantes para o corpo humano. 
Deve ser tomado diariamente.
Animal Pak não é um multivitamínico barato comparando com outros encontrados na farmácia e lojas de suplemento.
Se você vai sempre no mais barato, então Animal Pak não é para você. 
Se você não leva o treino a sério, então Animal Pak não é para você. 
Se você quer qualidade, então Animal Pak é a sua única escolha.
Posso tomar Animal Pak com outros produtos da linha "Animal" ?
Sim e é o que a maioria dos atletas fazem, Animal Pak tem a maioria dos nutrientes básicos que o corpo precisa, você pode suprir outras necessidas com os outros produtos.


O importante é ser grande

Revelações do fisiculturismo:

Revelação
Nick Trigili é a mais novo atleta sensação do fisiculturismo americano.




Fritz

Roman Fritz é considerado mais uma grande promessa do fisiculturismo alemão. Confira algumas fotos:





> Mais uma grande descoberta vinda do mundo árabe: Mado Mohamad Khei






Exercício e envelhecimento


 
Investigar os efeitos da atividade física sobre o envelhecimento representa avaliar a possibilidade de o indivíduo ativo, principalmente na chamada "terceira idade", ter a expectativa de uma melhor qualidade de vida, e talvez retardar os efeitos do envelhecimento.

É preciso dizer que representa um consenso científico a idéia de que nunca é tarde demais para se iniciar um programa de atividade física. Torna-se uma providência obrigatória, principalmente nos indivíduos mais idosos, uma avaliação física criteriosa e uma adequada orientação para a prática de exercícios.

Um aspecto interessante é perceber que, na verdade, o indivíduo mais idoso pode se beneficiar com a prática de exercícios, até mais do que os indivíduos jovens.

A explicação para este fato é na realidade bastante lógica: nós sabemos que a inatividade física leva à uma regressão progressiva da capacidade funcional de diversos órgãos e sistemas do nosso corpo. Sem nenhuma dúvida, o sistema que mais se ressente da inatividade é o sistema muscular. Os nossos músculos literalmente atrofiam com a falta de uso. Um dos principais efeitos do envelhecimento é exatamente a perda de massa muscular. Assim sendo, no indivíduo mais idoso e sedentário, existe uma soma de efeitos determinantes da perda de massa muscular: idade e inatividade.

Isso acaba gerando um círculo vicioso extremamente prejudicial à qualidade de vida. O início de um programa de exercícios pode interferir nessa situação e, consequentemente, promover uma sensível melhora da capacidade física do indivíduo, em função de exercer seus efeitos numa situação muito mais séria do que no indivíduo jovem.

Por outro lado, a atividade física no idoso, desde que bem orientada pode prevenir um dos problemas mais graves do envelhecimento, a osteoporose, principalmente nas mulheres.

Felizmente, os programas de atividade física na terceira idade têm cada vez mais se difundido na população, e podemos ter a expectativa de num futuro próximo observar os resultados inclusive na melhor capacidade de trabalho, produtividade, e sobretudo na auto-estima do idoso.

Prof. Dr. Turibio Leite de Barros Neto

Confira a preparação do atleta Ahmad Ahmad:

Foto e vídeo





segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alongamentos devem ser feitos em separado para não prejudicar exercício

Fisioterapeuta aponta informações sobre a funcionalidade do alongamento.
Diferenciar a intensidade dos exercícios é muito importante.


Pesquisas demonstram que alongar-se antes e depois do exercício não previne lesões e que alongamentos intensos prejudicam o desempenho em atividades que precisam de força muscular. Entretanto, alongar-se em horário separado é importante para manter a flexibilidade, essencial para o exercício.

O fisioterapeuta Vidigal Gasparini, da Corpo Equilíbrio Fisioterapia, explica que em um estudo realizado com dois grupos sendo que em um deles foram realizados alongamentos antes e depois do exercício e no outro somente o exercício físico sem alongamentos não foram observadas diferenças entre os grupos em relação às lesões. Com essa pesquisa, passou a se questionar a utilidade do alongamento para a prevenção de lesões.

O alongamento antes da atividade foi por muitos anos indicado justamente para prevenir lesões, mas hoje já se acredita que ele não tem essa utilidade. Segundo Gasparini, antes de toda atividade física, seja ela leve, moderada ou intensa é essencial realizar um aquecimento para preparar o corpo para iniciar a atividade, mas não há indícios de que o alongamento também seja necessário.

Alongamento pode reduzir desempenho

O alongamento antes da prática de um esporte ou da musculação pode reduzir o desempenho caso seja muito intenso. Portanto, ao realizar exercícios de alongamento antes de outros tipos de exercícios, esses devem ser leves, dessa forma, se você está acostumado a se alongar antes da atividade, pode continuar a fazê-lo sem se prejudicar.

Muitas pessoas se alongam após a atividade física para evitar as temidas dores musculares tardias. Gasparini também comenta que alguns autores preconizam que o alongamento melhora as dores musculares tardias, mas grande parte das pesquisas para verificar esse efeito mostrou que não há diferença entre alongar ou não alongar antes ou depois do exercício. Após o treinamento, quando a musculatura está cansada, caso sejam realizados exercícios de alongamento, eles devem ser leves.

Mas não se pode achar que por não terem efeitos se realizados junto com os exercícios os alongamentos devem ser eliminados do seu treinamento. A flexibilidade é importante para manter o corpo em harmonia. Quando um músculo ou grupo muscular está encurtado, isso irá repercutir na realização de movimentos pelo corpo todo, este encurtamento gera perda de mobilidade. Gasparini explica que quando realizamos alongamentos diários aumentamos a flexibilidade em médio prazo.

Como o alongamento realizado antes e depois da atividade física deve ser leve, para ganhar flexibilidade é importante realizar alongamentos em outros momentos do dia, de preferência diariamente. Com a melhora da flexibilidade fica mais fácil realizar os movimentos esportivos e a incidência de lesões é menor. Além disso, Gasparini pondera que geralmente os encurtamentos musculares também estão relacionados com fraqueza muscular, então devemos fortalecer, além de alongar a musculatura.

Ao realizar um trabalho de alongamentos, Gasparini recomenda que sejam feitos de forma tranquila com alongamento leve e progressivo. Segure a posição por 30 segundos e descanse pelo menos 60 segundos pra voltar alongar o mesmo grupo muscular (sempre descanse o dobro do tempo que ficou segurando o alongamento). Evite movimentos balísticos, de vai e vem, que forçam demais a musculatura para alcançar um alongamento maior.

Os alongamentos devem ser feitos em horários separados dos outros tipos de exercício pelo menos três vezes por semana, fazendo series de 10 repetições por grupos musculares (segurando a posição por 30 segundos), sempre respeitando o intevalo de descanso (o dobro do alongamento, ou seja 1 minuto). Ele explica também que o ideal é buscar a ajuda de um profissional que vai prescrever os alongamentos necessários, como e quando devem ser realizados. O fisioterapeuta também conta que tem o hábito de, quando corre, não alongar logo antes ou depois da corrida. Geralmente espera algumas horas depois de corre, quando o corpo já relaxou do esforço e faz o alongamento.

(Uol)

Maioria dos homens considera mais fácil cuidar do carro do que da própria saúde, diz pesquisa.

Pesquisa faz parte de uma campanha nacional realizada nos EUA.
Médicos recomendam cinco exames que devem ser realizados regularmente.


Cerca de 70% dos homens considera mais fácil cuidar do carro do que da sua própria saúde, segundo revela pesquisa realizada com 501 homens entre 45-65 anos, nos Estados Unidos, por iniciativa da Rede de Saúde do Homem dos EUA e da Abbott divulgada neste mês de junho – dedicado todos os anos a campanhas de saúde do homem, nos EUA.

Mais de 40% dos entrevistados declarou que considera mais fácil resolver problemas relacionados a seu carro do que questões associadas à sua saúde. Por isso, grande parte dos entrevistados ignora sintomas de determinadas condições de saúde e reluta em procurar um médico. A pesquisa também revelou que 28% dos homens não procuram o médico com regularidade.

A pesquisa faz parte de uma campanha nacional realizada nos Estados Unidos, durante o mês de junho (“T-Talk Tune-Up”.), organizada pela Men's Health Network e a Abbott, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre as questões relacionadas à saúde do homem. Terry Labonte, um campeão das corridas automobilísticas NASCAR, é um dos porta-vozes da campanha.

"Para muitos homens, levar o carro para uma revisão é mais fácil do que marcar um checkup ou uma consulta médica”, afirma Labonte. "Com a ajuda da minha esposa, consegui começar a pensar sobre o meu corpo e minha saúde da mesma forma que me preocupo com meu carro. Com isso, marquei uma consulta médica e realizei alguns exames para manter meu corpo saudável”.

O especialista norte-americano em saúde do homem e um dos coordenadores da pesquisa, o médico Harry Fisch recomenda que os homens conversem com seus médicos sobre cinco exames que devem ser realizados regularmente - testículos, próstata, colesterol, testosterona e pressão arterial. “É importante agendar checkups anuais porque alguns homens podem não reconhecer os sintomas de muitas doenças tratáveis, como a de baixo índice de testosterona”, afirma Dr Fisch, urologista e professor de medicina clínica do Hospital Presbiteriano de Nova Iorque/Escola de Medicina de Cornell e diretor do Centro de Medicina Reprodutiva Masculina.

Estima-se que milhões de homens americanos apresentam baixos índices de testosterona sem que procurem tratamento, já que os sintomas são semelhantes aos de outras condições, tais como disfunção sexual, diminuição do desejo sexual, diminuição da massa muscular, perda dos pelos do corpo, baixa contagem de espermas, diminuição da densidade óssea ou aumento da gordura corporal.

(Uol.com)

Atividade física incidental melhora capacidade cardiorrespiratória, diz estudo

Atividades que não parecem exercícios físicos são capazes de trazer benefícios à saúde .
 Você manda um e-mail para se comunicar com um colega de trabalho que senta a poucos metros de você? Vai à padaria próxima de casa usando o carro? Pare com isso. Mexa-se! De acordo com pesquisadores canadenses, a atividade física incidental – aquela que envolve qualquer movimento não chamado formalmente de exercício, pode contribuir bastante para o seu preparo físico.

O estudo, realizado pela School of Kinesiology and Health Studies, em Ontário, e publicado no Medicine & Science in Sports & Exercise, afirma que 30 minutos diários de atividades incidentais são capazes de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e trazer benefícios à saúde ao longo prazo.

"O melhor de tudo é que essas atividades não ocupam muito tempo e não são difíceis de fazer”, diz Ashlee McGuire, pesquisadora principal do estudo.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores recrutaram voluntários saudáveis, porém sedentários. Eles foram orientados a usarem um acelerômetro, um equipamento que mede a duração e intensidade do movimento, durante uma semana. Os resultados mostraram uma melhora no condicionamento físico dos participantes.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que cada pessoa pratique 30 minutos diários de atividade física pelo menos cinco vezes por semana.

(Educação fisica)

domingo, 3 de julho de 2011

Estudo revela que proteína deve ser ingerida logo após exercício

Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que comer proteína após o exercício físico pode ajudar a fortalecer os músculos, tanto em homens jovens quanto nos mais velhos.

O estudo analisou 48 homens e constatou que, em ambos os grupos, o consumo de uma bebida de proteína após o exercício levou ao aumento maior da proteína muscular, em comparação à ingestão da bebida depois de um período de descanso. Além disso, a proteína muscular aumentou na mesma proporção em jovens e idosos.

Os pesquisadores liderados por Luc JC van Loon da University Medical Center de Maastricht, na Holanda, explicam que os resultados sugerem que se exercitar antes do consumo de proteínas pode ajudar o corpo a reservar esses nutrientes para uma maior utilização de fortalecimento muscular. E para os adultos mais velhos, o exercício deve “claramente” ser considerado uma forma de impulsionar o acúmulo da proteína muscular em resposta ao alimento, favorecendo um envelhecimento mais saudável.

O grupo para a pesquisa, 24 homens idosos, com idade média de 74 anos, e 24 jovens, com idade média de 21 anos, que não praticavam exercícios regularmente, foi dividido em dois. No primeiro os homens descansavam por 90 minutos, em seguida, faziam exercícios por 30 minutos. No outro grupo, os homens passaram os 30 minutos adicionais relaxando.

Depois, os homens de ambos os grupos ingeriram uma bebida que continha 20 gramas de proteína e, em seguida, tiveram os níveis de aminoácido no sangue medidos repetidamente. Os pesquisadores também tiraram uma pequena amostra de tecido do músculo da coxa de cada homem, mesmo antes da bebida de proteína, e 6 horas depois, para medir as mudanças na quantidade de proteínas no músculo.

A proteína muscular aumentou em maior medida no grupo que se exercitou e tanto os mais velhos quanto os mais jovens mostraram benefícios similares. Os pesquisadores concluíram que é possível que ingerir proteínas após o exercício permite uma maior utilização da proteína derivada de alimentos para a construção muscular, tanto em jovens quanto em velhos.

Banana ajuda a evitar cãibras e garante mais energia ao atleta

Quando falta aquela energia a mais para ter maior fôlego no dia a dia, o melhor remédio é comer uma banana. A fruta contém três açúcares naturais, sacarose, frutose e glicose, e é por isso que dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Além disso, por ser rica em carboidratos, potássio, mineral e vitamina B6, ela traz energia rápida para o organismo, ajuda no funcionamento dos músculos e na formação das células do sangue, além de todos os outros benefícios à saúde que vão além do esporte.

Duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não admira que seja uma fruta de alto consumo entre os esportistas e atletas. Boa fonte de energia e potássio, essenciais ao esporte, pode ser facilmente ingerida entre os treinos, o que a torna prática para o consumo, além de ser bem aceita pela maioria das pessoas.

Os atletas vêem a fruta como alimento ideal para garantirem melhores desempenhos musculares. Especialistas recomendam a fruta com boa fonte de carboidratos para antes e após os treinos, ou até mesmo durante o exercício, por ter uma digestão rápida. Durante as provas, o corpo está sujeito a perder potássio assim a banana, fonte de potássio, previne a cãibra. A vitamina B6 da banana ajuda a aumentar a energia do organismo e favorece a recuperação dos músculos depois do exercício.

Além do potássio, atletas podem consumir bananas por conter boa quantidade de carboidratos, capaz de recuperar reservas energéticas durante o exercício. Isso porque, durante o exercício, temos perdas significativas de sódio, cloreto e potássio por meio da transpiração. Especialistas estimam que, em média, são perdidos 330mg de potássio por litro de suor.

Nos esportes de alto rendimento, nem sempre a carência de potássio é a causa principal de cãibras, já que este fator depende da intensidade do treino, nível de hidratação e consumo de carboidratos. Porém, para treinos ou provas em que haja elevado grau de desidratação, com perdas de sódio, cloreto e potássio, alguns estudos relatam a diminuição na ocorrência das cãibras ao aumentar-se a ingestão de alimentos fonte de potássio.

Éverton Oliveira - Saúde Plena

Um Banho de Proteína


É o que você ganha ao tomar leite, alimento que garante músculos fortes, cálcio e muita saúde. Está esperando o que para cair de boca?



O LEITE É O PRIMEIRO ALIMENTO QUE VOCÊ PÕE NA BOCA na vida. E fica "dependente" dele por uns bons meses, garantindo seu desenvolvimento. Só por ai já da para sentir que se trata de uma das principais fontes de nutrientes para o ser humano. Você cresce, varia o cardápio, ingere vitaminas e minerais de outras formas, mas o leite não deveria deixar sua dieta. Rico em proteína e cálcio, ele ajuda você a reforçar seus músculos, queimar gordura corporal e manter sua saúde. "A oferta protéica e enorme: 36 g para cada 150 ml, o que e importante para a formação e recuperação muscular", diz Jaqueline Bernardini, nutricionista e fisiologista do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Principal constituinte de ossos e dentes, o cálcio também aparece em abundancia no leite. Segundo o Ministério da Saúde, 3 copos do tipo desnatado (600 ml) dão conta das necessidades diárias de um adulto, contribuindo para a manutenção da massa óssea e para o processo de contração muscular. Com proteína e cálcio na mesma bebida você ainda garante alto rendimento em suas séries de musculação. Tudo o que você precisa para esbanjar saúde!
Enxugue a circunferência
Beber leite ajuda a queimar gordura. Em uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 50 pacientes obesos foram divididos em dois grupos: um seguiu dieta com a dose recomendada de cálcio (1 200 mg) e o outro com uma quantidade inferior. No grupo em que a ingestão foi maior, houve perda de cerca de 3 cm de gordura abdominal a mais do que a do grupo que consumiu o mineral de forma insuficiente. "Indivíduos que ingerem cálcio proveniente do leite e de seus derivados perdem 69% a mais de gordura corporal e 22% mais peso, se comparados aqueles que não consomem", diz o endocrinologista Tiago Volpi, diretor da clínica Espaço Volpi, em São Paulo. Uma das razões é que o maior consumo do mineral inibe a liberação de calcitrol, hormônio que estimula o armazenamento de gordura. Uma dieta rica em laticínios também afeta o modo como as células adiposas trabalham. "Elas recebem uma mensagem para deixar de armazenar gordura e começar a queimá-la", completa o medico. Fonte de aminoácidos essenciais, a proteína do soro do leite auxilia a recuperação muscular
Coma o leite!
Se você não da conta de beber os 3 copos de leite recomendados por dia, aposte em seus derivados, como queijo, iogurte e coalhada. "Um pote de iogurte mais duas fatias de queijo magro já somam as propriedades de 1 copo de leite em fluido", compara Erika Suiter, nutricionista clínica do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Segundo análises laboratoriais do Ministério da Saúde, o leite esterilizado, depois de transformado em laticínio, não perde seu valor nutricional, diferentemente dos pasteurizados, que são aquecidos a temperaturas que vão de 130 a 140 graus.
Praticamente um isotônico
Sabia que o leite fornece grande quantidade de aminoácidos e eletrólitos, nutrientes perdidos naturalmente com a transpiração? "Por isso ele pode fazer papel de repositor de líquido após atividades físicas", diz o médico Tiago Volpi. Mas nada de misturar com café. "Rico em substâncias bioativas, ou seja, que agem como estimulantes para o organismo, como a cafeína, o café interfere negativamente na absorção do cálcio presente no leite", diz a nutricionista Jaqueline Bernardini. Portanto, de preferência a bebida sem acompanhamentos.
O papel do whey protein
Proteína extraída do soro do leite, separada no processo de transformação do leite em queijo, o whey protein carrega importantes qualidades nutricionais. "Atletas que ingerem esse composto garantem todos os Aminoácidos necessários a síntese proteica, principalmente tripofano, cisteína e leucina", diz a nutricionista Jaqueline. Esses componentes trabalham para a recuperação muscular, desintoxicação de radicais livres e aumento da imunidade.
Mundo leiteiro
São vários os tipos de leite existentes no mercado que podem contribuir com a qualidade da sua alimentação e da sua saúde. Conheça opções que estão a seu alcance e reforce sua dose de proteína.
Leite de vaca: encontrado nas versões integral, semidesnatado e desnatado. A diferença entre eles é a porcentagem de gordura. "No integral é de 3%, no semi fica entre 1,5% e 1,8%, e no desnatado 0,3%", diz a nutricionista Jaqueline Bernardini.
Leite de cabra: suas células de gordura são menores, o que resulta em redução de 30% no colesterol se comparado com o de vaca. E, graças a composição diferente de sua proteína, e boa alternativa para quem possui intolerância ao leite de outras espécies, como o de vaca, o de ovelha e o de búfala. Também possui 20% a mais de cálcio, sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose.
Leite de ovelha: de acordo com uma pesquisa alemã, esse tipo e repleto de ácido linoleico conjugado, uma gordura que ajuda a reduzir o índice do mau colesterol (LDL) e prevenir o câncer. Pouco difundido no Brasil, o consumo desse laticínio está mais concentrado na Europa e em países próximos do Mar Mediterrâneo.
Leite de búfala: apresenta variações consideráveis nos teores de proteína, gordura e lactose em relação ao leite de vaca, o que afeta suas características de corpo, sabor e textura. Por possuir alto teor de gordura, o leite não e muito consumido – o foco de sua produção no Brasil e a mussarela e a ricota.
Leite de soja: por ser de origem vegetal, a bebida e altamente digestiva e isenta de lactose. "Sem colesterol, esse leite contem apenas ⅓ da gordura do leite de vaca, sendo a maioria não saturada", diz a nutricionista funcional Daniela Jobst, membro do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos. Graças a ausência de lactose (açúcar natural do leite animal), é recomendado para quem sofre de intolerância a substância. É também uma alternativa para quem eliminou a proteína de origem animal do cardápio, pois sua fonte se equipara a de um bife de 100 g de file-mignon (36 g).
Decifrando rótulos
AS INFORMAÇÕES QUE APARECEM NA EMBALAGEM DE SEU LEITE PODEM FAZER A DIFERENÇA NA HORA DA ESCOLHA
Enriquecidos: são preparados lácteos com adição de algum valor nutritivo, como vitaminas, cálcio, fósforo ou Omega-3.
Saborizado: adoçado com açúcar ou aspartame, pode ser encontrado em caixinhas nos sabores chocolate, baunilha, morango ou frutas vermelhas.
Em pó: com toda a água extraída, o alimento se apresenta na cor creme e mantém todos os nutrientes do produto in natura.
Condensado, concentrado ou evaporado: retira-se metade da água do leite para dai produzir o creme de leite e o leite condensado. Sua forma e espessa e o sabor adocicado. Recomendado para uso culinário.