terça-feira, 14 de agosto de 2012

Câimbras e exaustão podem ser consequências da falta de líquido durante a atividade física

A falta de água no treino pode prejudicar a tolerância ao calor e o desempenho nos exercícios, além de aumentar o risco de choque térmico e câimbras. 
::A importância da ingestão de líquido para a sobrevivência humana já é de conhecimento geral. Porém, o que muitos não sabem é que quando se sente sede, a pessoa já se encontra em um estado de desidratação que equivale a 2% do peso corporal. A questão é ainda mais preocupante quando se pensa na hidratação durante atividade física.

::A desidratação não é somente a perda água, mas minerais que são importantes para continuar qualquer atividade física. Sabe-se que durante o exercício intenso em clima quente e úmido, é possível eliminar através até 1 litro por hora pelo suor, podendo atingir níveis elevados de até 2,8 litros. Os indivíduos mais propensos à desidratação são os atletas, no entanto, todas as pessoas devem estar atentos às consequências causadas pela falta de água.

::Alteração de todos os processos metabólicos, comprometimento das funções vitais do organismo, da perfomance e redução da capacidade de recuperação, fadiga, câimbras e até infarto, são algumas das consequências da falta de líquido corporal. Isso acontece porque durante a prática de exercícios o corpo produz até 20% mais calor do que durante o descanso, sobrecarregando todo o organismo e suas funções.
Segundo Ana Paula Oliveira, profissional da Academia Smart Fit/Recife, com algumas atitudes simples é possível manter longe os perigos da desidratação. “A água é a fonte da vida, então beba, antes, durante e depois do exercício, não espere sentir sede. Caso o esforço seja muito intenso, outra opção são os isotônicos, que repõem os sais minerais eliminados no suor”, afirma.

EducacaoFisica

Nenhum comentário:

Postar um comentário