segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Esportes para se fazer: Pedalar em trilhas

Se você ainda não tem uma bicicleta para trilhas, o melhor a fazer é obter o máximo de informações antes de comprar uma, a fim de economizar tempo e dinheiro.

Jamais compre sua mountain bike em supermercados, na esperança de fazer economia: lojas especializadas têm pessoal com conhecimento para lhe orientar sobre a escolha de uma bicicleta, algo que envolve diversas considerações, desde o tamanho do quadro e a geometria da bicicleta até as diferenças entre os componentes – sempre tendo em vista a finalidade do equipamento.

O que é necessário levar para uma trilha? Cada um, com a experiência, acaba definindo sua lista pessoal. E trilhas diferentes podem demandar acessórios diferentes, quantidades de água e comida diferentes, etc. Relacionamos abaixo o que é mais comum encontrar nos bolsos, pochete ou mochila de um ciclista.
  • Água, levada em garrafinhas presas ao quadro ou em mochilas de hidratação (a quantidade depende da duração da trilha e dos pontos de reposição no caminho).
  • Comida, de acordo com as preferências pessoais: barras de cereal, sachês de carboidrato em gel, sanduíches, frutas, biscoitos (as quantidades igualmente dependem da extensão da trilha e de pontos de alimentação no percurso).
  • Kit de remendo de câmara de ar: bomba de ar, lixa, remendos, cola e espátulas (material vendido em bicicletarias; trocar a câmara é um procedimento simples, que pode ser aprendido com um ciclista experiente).
  • Câmara reserva – algo opcional, mas que economiza o reparo ao menos da primeira vez em que o pneu furar, e é raro furar pneu duas vezes na mesma trilha.
  • Óleo lubrificante da corrente, para uma possível reaplicação durante a trilha – em situações com muito barro, água ou areia, é bastante recomendável.
  • Saca-corrente: reparar uma corrente partida também é algo relativamente simples, e pode ser explicado por alguém que já tenha feito a troca.
  • Chaves, documentos, dinheiro, celular – apenas o estritamente necessário, e embalado em um plástico impermeável, a salvo do suor e de uma possível chuva. Um celular pode ser fundamental em emergências.
  • Antes de sair de casa, repasse seu check-list e confira seu equipamento: verifique a calibragem dos pneus e da suspensão e o aperto das blocagens. Periodicamente, verifique as pastilhas de freio, para não ficar sem elas no meio da trilha. Saia sempre com a corrente lubrificada.

Não há um código de conduta oficial para a prática do mountain bike, mas espera-se que um praticante do esporte observe uma certa “etiqueta” nas trilhas, sobretudo porque ele muitas vezes estará em ambientes frágeis, passará por localidades com costumes próprios e cruzará propriedades privadas. Ciclistas, por serem relativamente pouco numerosos, costumam ser vistos como pertencentes a um mesmo grupo, de forma que o comportamento de um tende a ser atribuído à “categoria”: daí uma responsabilidade ainda maior de um ciclista sobre seus atos. A regra geral é usar bom senso e educação, mas seguem algumas sugestões específicas:
  • Ao encontrar uma porteira ou tronqueira (colchete) fechada, deixe-a fechada. Se estiver aberta, deixe-a aberta. Deixe-a sempre como a encontrou, ou poderá causar problemas a terceiros, com gado mudando de terreno ou fugindo. Se estiver pedalando em grupo, avise sempre a quem vem atrás de você se ele deve fechar ou deixar aberto, e ele deve fazer o mesmo com o ciclista seguinte, até o último.
  • Ao chegar de carro em algum lugarejo onde vai começar o pedal, evite som alto e gritarias, sobretudo se for cedo. Lembre-se que esses locais são calmos, e você é que é a visita – portanto, você é que deve se adequar ao ambiente.
  • É tão óbvio que nem merecia ser comentado: leve todo o seu lixo de volta. Não deixe pela trilha embalagens de sachês de carboidratos, barras de cereais, biscoitos, enfim, nada.
  • Cumprimente os passantes que encontrar pelo caminho: lembre-se que esse ainda é um hábito comum nas regiões rurais.
  • Quando cruzar com motociclistas ou motoristas, avisar a ele quantos ciclistas faltam. Se forem mais de cinco, fazer aquele sinal de “muitos” com a mão, abrindo e fechando os dedos.
  • Se estiver numa subida ou descida técnica e estreita, e precisar empurrar, procure retirar sua bicicleta do caminho o mais rápido possível, para que o ciclista que vem logo atrás possa tentar “zerar” o trecho.
  • Quando precisar “ir ao banheiro” no mato, afaste-se de cursos d’água. Muitas águas em trilhas são captadas e usadas para consumo. Não deixe fezes descobertas, porque elas podem contaminar bichos da região.
  • Em descidas, quando for ultrapassar um ciclista mais lento, gritar “direita!” se for ultrapassá-lo pela direita, e “esquerda!” se for passar pela esquerda.
Então galera boa trilha e não esqueça de chamar seus amigos para ir com você!
Esporte é Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário