quarta-feira, 18 de abril de 2012

Barra, Halter e muita carga.

Chegou a hora de treinar pesado! Isso mesmo. A palavra é intensidade!

Apresentamos um treino brutal somente com pesos livres para estimular o aumento da força e, principalmente, o desenvolvimento dos músculos por meio de potentes sobrecargas.

É consenso na literatura específica que o treinamento com pesos livres proporciona maior exigência da estabilização das articulações envolvidas – se comparado ao treinamento em aparelhos o que aumenta a atividade muscular. Somado a potentes sobrecargas, esse treino tem tudo para fazer a diferença no que diz respeito ao que todos buscamos nas salas de musculação: resultados!

E eles virão da estimulação fisiológica ao aumento da hipertrofia e força muscular por métodos tensionais e adaptações decorrentes do estresse mecânico decorrente de um trabalho muito pesado.
  • Esse treino terá a DURAÇÃO DE 12 SEMANAS, divididas em duas etapas.
Nas primeiras 6 semanas, o treino será de múltiplas séries – trabalho normalmente realizado com número determinado de séries -, repetições e descanso, sem muitas variações na metodologia, mas já focado nas adaptações tensionais.

Nas 6 semanas subsequentes, seguindo o princípio de estimulação tensional por meio do estresse mecânico, serão implantados diferentes métodos de treino para evitar platôs e proporcionar o pico no desenvolvimento.

O treinamento terá como característica a intensidade decorrente das altas cargas. Por essa razão terá MAIORES INTERVALOS DE DESCANSO. Trocando em miúdos, o objetivo é pegar pesado.

Para assegurar os melhores resultados, algumas diretrizes do treinamento com pesos devem ser religiosamente respeitadas, como o descanso e uma boa nutrição e suplementação. Para aqueles que gostam de ciciar o uso de suplementos (ou seja, adotar ciclos de suplementação), uma sugestão seria o uso da Creatina para otimizar o treino (consulte seu nutricionista para ajudá-lo a utilizar esse suplemento da melhor forma).
  • CONHEÇA O TREINO TENSIONAL
Didaticamente dividido para ser separado do método que induz à hipertrofia muscular por métodos metabólicos, ou seja, por adaptações metabólicas locais decorrentes do treinamento, o método tensional visa estimular ganhos no desenvolvimento único e exclusivamente devido ao estresse mecânico. E o resultado da ação da tensão imposta ao músculo, provocando microlesões em suas fibras.

Para treinos tensionais, não há necessidade de intervalos curtos de descanso, pois o acúmulo de metabólitos (como ácido lático) não é fator determinante para os resultados. Além de desnecessários, os intervalos de descanso curtos poderiam ser prejudiciais em treinos tensionais, pois diminuiriam a capacidade de suportar altas cargas, levando ao sub-aproveitamento de uma das suas características essenciais: a magnitude do estresse mecânico.

Assim, o intervalo entre estímulos tensionais deveria ser suficiente para que se continue a utilizar cargas elevadas, sem, no entanto, remover completamente um possível efeito acumulativo do estresse. Um intervalo de 2 a 4 minutos entre as séries parece ser, em média, recomendável para treinos dessa característica.

Com relação à técnica de execução dos exercícios, esses devem ser realizados lentamente, enfatizando sobretudo a fase negativa (excêntrica) e promovendo microlesões nas fibras musculares. Então, vale mais do que nunca a máxima: SEGURE A DESCIDA!

Importante mencionar que esse tipo de treino, por clamar por intensidade, deve ser feito após treinos preparatórios anteriores. 
NUNCA SE DEVE FAZER ESSE TREINO APÓS GRANDES PERÍODOS DE INATIVIDADE.
Importante: cada sessão desse treino deve ser precedida por aquecimento geral (em esteira ou bike) e aquecimento específico (com realização de alongamentos e séries mais leves para a musculatura a ser exigida).

MarombaPura

Nenhum comentário:

Postar um comentário