terça-feira, 24 de abril de 2012

Esportes para se fazer: MMA e dicas

No que diz respeito ao treinamento físico, técnico ou competitivo, é necessário saber diversos pontos que podem intervir no treinamento e/ou no combate, para, a partir disto, se traçar qual o tipo de treinamento a ser realizado e os objetivos a serem atingidos, levando-se em conta:

  • Disponibilidade de tempo para o treinamento: é em função deste que serão escolhidos os tipos e formas.
  • Condição inicial do atleta: estabelecer o tempo hábil para se alcançar o objetivo final.
  • Lastro fisiológico do atleta: passado atlético e hábitos de treinamento.

É necessário identificarmos algumas qualidades físicas que os atletas de MMA devam possuir ou desenvolvê-las, e que são de extrema importância no momento em que iniciarmos um planejamento.
  • Habilidade: capacidade de alcançar um resultado com a menor quantidade possível de gasto de esforço energético;
  • Força/potência: capacidade de deslocar peso/carga de maneira determinada e velocidade exigida;
  • Resistência: capacidade de sustentar diferentes intensidades de performance ou atividade por um determinado período de tempo;
  • Velocidade: capacidade de incrementar a razão/proporção da qual a força do atleta pode ser aplicada;
  • Flexibilidade: variedade de movimento que pode ser aplicada a articulação sem perda de estabilidade, força ou risco de lesão;
  • Psicologia: capacidade de adotar a atitude apropriada e responder a uma situação particular quando for requerido um resultado desejado.

Fatores que afetam o desempenho: 

  • Modificadores:
Comportamento – motivação, personalidade, ansiedade e cognição.Constituição – antropometria, cinesiologia, idade, sexo, agressividade.
Estilo de vida – dieta, álcool, drogas, descanso, fumo, treino.
Ambiente – altitude, calor, frio.

  • Componentes:

Flexibilidade, velocidade, força/potência, resistência, habilidade e psicologia.

Os lutadores de MMA estão entre os atletas mais fortes do mundo, já que o esporte aciona todos os músculos do corpo. Para ser um bom lutador, é preciso ter resistência, força bruta e as técnicas certas para derrotar o adversário. Além disso, também é preciso desenvolver uma velocidade excepcional – lutas são vencidas ou perdidas em um instante — e a resistência necessária para suportar cada assalto.
Aqui estão sete treinos simples que não exigem equipamentos sofisticados, só um parceiro, alguns pesos, uma corda de pular e um lance de escadas. Eles parecem fáceis, mas não se engane, todos exigem muito esforço e dedicação. Se realmente se empenhar, logo você será o mais rápido lutador do ringue, pronto para resistir até o último momento.
  • Subir escadas correndo
Subir escadas é fantástico para melhorar o condicionamento físico — por que você acha que aquela cena deRocky é tão famosa? Mas como o MMA exige muito do corpo, você não vai só subir os degraus — vai saltá-los correndo.

Cronometre o tempo para controlar seu desempenho. Quando se sentir mais confiante, use um colete com pesos ou carregue pesos nas mãos – não há nada melhor para ganhar rapidez e explosão.
  • Surfe com o corpo
Faça seu parceiro deitar de costas com os pés no chão. Deite-se sobre ele com as mãos para trás, pressionando seu peito contra o dele. Use as pernas para girar em círculo, e mantenha seu parceiro no chão com o peito. Se não tiver alguém para treinar, pratique com uma bola.

Este exercício fortalece os músculos que ajudam a imobilizar o oponente, enquanto os braços ficam livres para você desferir alguns golpes.
  • Cruz no chão
Este treino parece simples, mas se você se dedicar, logo verá os benefícios em termos de velocidade e agilidade. Marque uma cruz no chão e pule para frente e para trás sobre as linhas. Alterne os movimentos, saltando para os lados e em diagonal.
  • Shadow Boxing
Este treino parece fácil, mas é muito eficaz. Pratique seus chutes, socos e agarramentos em velocidade máxima, de preferência diante de um espelho para ficar de olho nos movimentos. Treine em blocos de três a cinco minutos para imitar os assaltos de uma luta de verdade.
  • Pular corda
Talvez você associe pular corda a brincadeira de criança, mas também é um dos exercícios mais usados pelos lutares profissionais para ficar em forma. Se você nunca pulou corda, talvez demore um pouco para se acostumar, por isso, comece devagar e com os pés unidos. Salte somente à altura necessária para liberar a corda.

À medida que progredir, combine os movimentos: pule em um pé só, mova-se para frente e para trás e de um lado para o outro, e tente dar alguns giros. Logo você perceberá que seus pés se movem com mais rapidez, fundamental para dominar o adversário.
  • Treino da linha vermelha
Este treino em quatro partes trabalha tanto a forma como a velocidade de qualquer movimento. Comece com uma sequência de dez chutes, por exemplo. Execute-os lentamente, concentrando-se em aperfeiçoar a forma em cada um deles. Descanse, e em seguida inicie outra sequência, desta vez, mais rápida e sempre de olho na forma perfeita. Na terceira, chute o mais rápido que puder e mantenha a forma do movimento. Por fim, faça mais dez com velocidade ainda maior, mas desta vez, desconsidere a forma.
  • Círculos de guarda aberta
Em uma luta difícil, você passa muito tempo no chão agarrado ao adversário. Para vencê-lo, você precisará de força nas pernas e quadris para conseguir aguentar o tranco até o último assalto.

Para executar os círculos de guarda aberta, deite-se de costas e faça movimentos circulares com as pernas, depois alterne movendo-as para frente e para trás. Use caneleiras para reforçar o treino.


Vale ressaltar que, durante o treinamento especifico, o atleta tem esses componentes (aeróbio, anaeróbio e força) e que também devem ser acompanhados pelo preparador físico, que deve buscar a melhora do rendimento a partir de exercícios e treinamento que reflitam uma proximidade do que pode acontecer na hora do combate.


dicasdoprofessor / TATAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário