segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pra que serve o WHEY PROTEIN?

Afinal, pra que serve a Whey Protein?
Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas desconhecem a verdadeira finalidade da Whey Protein, quando se trata de suplemento alimentar.

Ao contrário do que pensam os curiosos, a Whey Protein não se limita apenas para se ganhar massa muscular, mas também é utilizada no auxílio a perda de peso, dietas para evitar o catabolismo, ou seja, a perda de massa muscular magra, entre outras finalidades que serão elucidadas a seguir.

A Whey Protein, traduzida para o português, é a Proteína do soro do leite. O soro do leite é a parte do leite, e a fonte protéica com maior valor biológico encontrada na natureza, mais rica, com maior possibilidade de pureza e com maiores resultados. Ao contrário do que muitos pensam, como suplemento alimentar, a proteína do soro do leite, Whey Protein, é muito superior a proteínas extraídas da soja, simplesmente pelo fato da soja não possuir um valor biológico alto como o do soro do leite. A proposta da proteína de soja é evitar a lactose, ou para vegetarianos que desejam evitar o leite de vaca, entretanto, no que tange a lactose, hoje torna-se desnecessário, visto que existem diversos suplementos alimentares no mercado que já são livres de lactose, açucares e glúten.

Como todo suplemento alimentar, a Whey Protein é melhor absorvida quando o nutriente a ser usado esteja em falta, ou o seu organismo tenha uma necessidade maior de determinada substância, ou seja, quando você pratica atividades físicas, necessita de determinada propriedade em sua dieta para equilibrar alguns fatores, quais sejam, perda de retenção hídrica, queima de gordura, ganho de massa magra etc.

Nos dias de hoje são encontrados diversos tipos de Whey Protein no mercado de suplementos aliementares, tais como, Whey Protein Isolada, Whey Protein Hidrolisada, Whey Protein Concentrada e Whey Protein Ultrafiltrada. Muitas vezes encontramos Suplementos que possuem um mix de 2, 3 e até os 4 tipos de Whey Protein, bem como também encontramos as famosas caseínas micelares, que chegam a conter 6 tipos de proteínas, 4 de Whey Protein, 1 Caseína e 1 Albumina. Caseínas são extraídas da própria Whey Protein, que na verdade nada mais é do que a parte mais lenta da proteína, ou seja, sua absorção completa chega a levar horas, o que dependendo do objetivo pode ser de muito bom proveito.
O uso de Whey Protein ao acordar, após horas de sono é excelente tanto para a construção de massa muscular, quanto para perda de peso ou queima de gorduras, uma vez que seu organismo acaba de passar por momentos de produção de hGH (hormônio do crescimento) - excelente para perda de gordura e hiperplasia (fenomeno da multiplicação de células musculares) -, o que é excelente para ambas ocasiões.

Para cada 1 célula de proteína, 3 células de líquido são rompidas pelo seu metabolismo, ou seja, com a ingestão adequada de proteína você irá eliminar líquido de seu corpo, e junto dele, gordura, uma vez que grande percentual da gordura é de água.

O uso de Whey Protein como suplemento alimentar pós treino, seja de musculação ou ginástica, requer o uso de maltodextrina ou dextrose. A Maltodextrina ou dextrose, imediatamente após o último exercício irá saciar seu corpo, seu cansaço, irá repor suas energias, e logos após 7 minutos para dextrose, ou 12 minutos para maltodextrina, o seu corpo estará pronto para receber e absorver o máximo possível de proteína para a construção muscular. Quando um ser humano acaba de fazer esforços físicos repetitivos focado em determinados músculos, o seu organismo não entende o que será jogado dentro de si, qualquer alimento ou líquido que for ingerido após tais atividades não serão distinguidos por seu organismo, para ele tanto faz se você comer um bolo, tomar um sorvete ou beber um suco após as atividades, ou até mesmo tomar uma Whey Protein direto após o treino, ele irá usar qualquer tipo de alimentação após o treino como repositor energético, ou seja, será um prejuízo, você perderá seu rico e caro Whey Protein em vão, para isso, existem a maltodextrina e dextrose, para suprir e reabastecer as necessidades energéticas para evitar que seu corpo disperdice o seu suplemento alimentar.

O Whey Protein também é muito utilizado antes do sono, o que muitas vezes acaba por ser melhor o uso de uma fonte protéica mais lenta, como é o caso da albumina, que leva horas a ser digerida, o que alimentará o seu corpo durante sua noite de sono, evitando que você fique sem se alimentar durante a noite.

Lembrando que não é aconselhável a Whey Protein, ou somente Suplementos Alimentares como fonte de proteína em sua dieta. Você deve inserir alimentos sólidos de proteína em sua dieta, principalmente peito de frango, clara de ovo e peixes. O suplemento alimentar é para suplementar a sua dieta, ou seja, você precisa ingerir 145g de proteínas por dia, por exemplo, mas comendo e ficando de estômago cheio você alcança apenas 75g, por exemplo, e o restante você resolve apenas com 2 copos de proteína, o que é de muita praticidade e evitará que você passe mal por estar com o estômago cheio. Imagine você comer 4 frangos inteiros por dia, é um pouco difícil. Para isso existem os suplementos alimentares, e no caso, a Whey Protein ou Proteínas isoladas.

Você sabia que nos EUA a Whey Protein e Proteínas isoladas são usadas no tratamento de câncer e HIV? Sim, a proteína evita a perda de massa, e ainda ajuda a mantê-lo.

Esperamos ter elucidado dúvidas básicas sobre a Whey Protein, um dos melhores suplementos alimentares com eficácia comprovada em diversos estudos internacionais.

Abomai

Nenhum comentário:

Postar um comentário