sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Suplementação para Praticantes de Artes Marciais

Quando o assunto é sobre suplemento alimentar, os praticantes de artes marciais ficam querendo saber qual podem tomar, qual vai lhes trazer mais disposição ou qual vai lhes fazer perder aquela gordura e também aquele que ajuda a construir músculos.
Foto: GracieMag
Não é bem uma receita de bolo que possa ser seguida para isso. Algumas pessoas a sua volta podem te indicar o uso de suplementos sem saber se de fato atende as suas necessidades. Para ajudar a você que busca saber qual suplemento tomar para seus objetivos, postaremos conteúdos aqui no World Fighter sobre suplementação alimentar nas artes marciais. Responderemos suas perguntas de forma clara, para que ao final você possa montar uma suplementação adequada ao seu treino. Lembrando que nada relacionado a esse conteúdo, visa substituir a avaliação de um Nutricionista Esportivo, mas sim ajudá-lo a obter os resultados que deseja.

:: Entendendo sua necessidade

Você pode fazer Jiu-Jitsu, Muay Thai, Boxe ou qualquer arte marcial, todas elas tem uma coisa em comum, o gasto calórico que acontece nos treinos. Cabe a você saber como é seu treino antes de mais nada, pois você pode treinar 3 vezes na semana como pode treinar 6.

Nosso corpo precisa de uma quantidade diária de calorias para manter-lo em bom funcionamento e dar a energia que você precisa durante as mais diversas atividades durante o dia, inclusive os treinos.

Mas não adianta também ingerir qualquer tipo de caloria, porque se fosse assim você podera ingerir um Hamburguer daqueles com umas 500Kcal e tava tudo certo. Mas não é assim, as calorias precisam ser divididas da forma certa na ingestão. Sendo mais claro ainda, você precisa consumir proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Tudo possui quantidade calórica, mas é preciso dividir a ingestão calórica .

A Suplementação visa ajudar aqueles que não conseguem ingerir a quantidade diária de determinado nutriente com sua alimentação somente. Por exemplo, um praticante de Muay Thai, treina as segundas, quartas e sextas e ainda faz musculação de segunda a sexta. Ele precisa ingerir mais nutrientes do que somente ficar com o arroz e feijão na hora do almoço e pão com manteiga de manhã e talvez alguma sanduíche a noite. A maioria das pessoas não se alimentam muitas vezes no dia, até por conta da sua rotina exaustiva e sem tempo. Sendo assim o uso de suplementos vem pra dar uma ajuda a quem não dispõe de muito tempo e que precisa ingerir esses nutrientes. Um Whey Protein vem bem a calhar para completar a ingestão de proteínas por exemplo.

Contudo, qual lutador que não quer ter um corpo com bons músculos e ter aquela definição invejável? Até porque quanto menos gordura você tiver no corpo, mais saudável e ágil você ficará. Só que o trabalho para se perder gordura é um pouco diferente. Mas uma coisa é certa, tire da cabeça essa idéia que para emagrecer e perder gordura é preciso fechar e boca e não comer nada, pois nosso corpo não funciona assim e até para emagrecer você precisar se alimentar regularmente. Na fase em que se deseja perder gordura, um termogênico é um reforço e tanto nessa tarefa.
Para construir bons músculos e ao mesmo tempo tirar aquelas gorduras indesejadas que atrapalham na definição, você precisará além dos treinos de luta, fazer também treinos de musculação para construir sua musculatura de forma eficaz

:: Tipos de Suplementos

BCAA:
São aminoácidos de cadeia ramificada, que auxiliam na construção muscular, redução da fadiga central e possui ação anticatabólica. Devem ser ingeridos antes e após os treinos, proporcionando melhores resultados na hipertrofia muscular e nos seus rendimentos nos treinos.

Maltodextrina/Dextrose:
Tanto a Dextrose quanto a Maltodextrina proporcionam o aumento do pico de insulina para levar os nutrientes mais rápidos para o destino. São carboidratos de alto índice glicêmico, a Maltodextrina possui pico em 105 e a Dextrose 111. Pode-se usar 50% de cada para formar um shake junto ao Whey Protein para repor as energias que foram gastas no treino e também promover o pico de insulina.

Óxido Nítrico:
Permite dilatar os vasos sanguíneos para permitir maior fluxo de sangue ate os músculos, levando os nutrientes com mais rapidez e aumentando o nível de oxigênio e o fornecimento de água, o que proporciona mais energia durante os treinos e o aumento do efeito pump.

Termogênico
Auxilia a metabolismo de queima de gordura, aumentando a temperatura do corpo e fazendo com que o corpo utilize a gordura acumulada como fonte de energia. Proporciona o aumento de energia para seus treinos e ainda queima aquela gordura a mais.

Creatina:
Proporciona o aumento de energia de rápida disponibilidade, necessária para realizar mais esforço nos treinos. Quanto maior o nível desta energia disponível, maior esforço você pode fazer nos treinos, resultando em um melhor condicionamento e maior construção muscular, pois esta puxa água para o interior das células musculares, resultando em crescimento em longo prazo.

Whey Protein:
Proteína do soro do leite que contribui para o ganho de massa muscular magra, com excelente nível de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Ótima para ser usada no shake pós treino para elevar sua síntese proteica e assim recuperar os tecidos musculares que foram fadigados, fazendo eles ficarem mais fortes e favorecendo o crescimento muscular. Pode ser encontrada nas versões Isolada, Hidrolisada e Concentrada.

Caseina:
É uma outra proteína do soro do leite mas de lenta digestão. Ela é muito importante para ser usada antes de dormir, pois sua lenta digestão previne o catabolismo noturno. Escolha uma caseína que contenha a Caseína Micellar que é a mais lenta que se pode obter. Assim você além de prevenir o catabolismo durante o sono também melhora sua síntese proteica tendo melhores ganhos.

WorldFighter

Nenhum comentário:

Postar um comentário