Cãibras são espasmos intensos de dor aguda, que ocorrem por um esforço físico muito grande, por desidratação ou, ainda, por deficiência de sais no organismo, em especial potássio, sódio e cálcio.
Segundo Carolina de Sousa, profissional de educação física do B&A Academia (SP), calor ou frio intenso também pode provocar as cãibras. "Um tempo quente demais intensifica as reações químicas no organismo, o que pode ocasionar contrações musculares involuntárias, e o oposto, um dia muito frio, pode tencionar os vasos sanguíneos e prejudicar o fluxo de sangue para os músculos", afirma.
Previna-se!
Para evitar que a cãibra apareça, mantenha uma alimentação balanceada, rica em sais minerais, e consuma regularmente fontes de potássio, como banana, laranja e frutas secas, de cálcio e de sódio, os dois presentes no leite e seus derivados.
Carolina indica ainda beber de um a dois copos de água a cada 20 minutos durante o treino, além de ingerir pelo menos 2 litros do líquido por dia. Manter-se hidratado é essencial para afastar as cãibras.
Outra dica é alongar-se antes e depois dos treinos, para garantir uma preparação do músculo antes de exercitá-lo e também seu relaxamento, já que é necessário descanso para que a musculatura se recupere.
Como agir no momento da dor?
"No momento da cãibra, alongue a musculatura imediatamente, realizando um movimento oposto ao da dor", orienta a profissional de educação física Carolina de Sousa.
A cãibra também pode aparecer por falta de açúcar, isso acontece principalmente em quem é diabético. Se for esse o caso, consuma alimentos com açúcar de rápida absorção, como balas ou frutas.
EducacaoFisica
Nenhum comentário:
Postar um comentário