segunda-feira, 29 de abril de 2013

“Dano hepático dos anabolizantes é superior ao potencial benefício dos hepatoprotetores”, diz dr. Turibio Leite de Barros

Uso indevido de esteroides pode levar a problemas no fígado e na próstata, comprometendo até a fertilidade.

Na busca por um corpo mais forte e mais musculoso em curto prazo, há quem faça uso de substâncias conhecidas como esteroides anabolizantes e, para tentar amenizar os efeitos prejudiciais dessas drogas no fígado, apelam aos remédios conhecidos como hepatoprotetores, alguns até fitoterápicos, mas “o dano hepático dos anabolizantes é superior ao potencial benefício dos hepatoprotetores”, alerta do fisiologista do E. C. Pinheiros e professor da Unifesp, dr. Turibio Leite de Barros (drturibio.com).

:: O que é, o que é?

Barros conta que, essencialmente, o que chamamos de esteroides anabolizantes são substâncias usadas, com indicação terapêutica, na reposição hormonal. Quem faz essa indicação, em sua grande maioria, é um médico endocrinologista que diagnostica a necessidade de repor um hormônio que é produzido pelo próprio organismo e que, por algum distúrbio, não está sendo feito na quantidade adequada. “E esse uso passa a ser totalmente deturpado quando utilizado com o objetivo de ganho de massa muscular ou força”, orienta o fisiologista. 

A endocrinologista Claudia Chang, de São Paulo (SP), diz que síndromes metabólicas, como a obesidade, por exemplo, têm levado a uma andropausa precoce e, diferente da menopausa feminina, que apresenta diversos sintomas bem específicos, nos homens a deficiência hormonal pode demorar em ser diagnosticada, já que os principais indícios são cansaço e sono não restaurador, que podem acometer também os jovens. “Esse paciente com deficiência de testosterona precisa se tratar e a via mais usada para a reposição é a injetável”, conta.

A orientação médica é essencial para determinar não apenas a dosagem adequada ao organismo como, também, para garantir que a reposição hormonal não vá causar danos a outros órgãos, como o fígado. “Quando falamos em reposição, estamos restaurando um nível normal. Quando esse nível normal já existe, levamos uma sobrecarga ao organismo que, geralmente, vai acometer a caixa metabólica do processamento das substâncias que estão em excesso, que é o fígado. Obviamente, nos casos em que o indivíduo usa a superdosagem, vai sobrecarregar o fígado para metabolizar essa sobrecarga hormonal e aí surgem as lesões”, ensina Barros. Dessa forma, quando não usado com indicação médica, o esteroide anabolizante vai acabar afetando o funcionamento hepático e os sintomas de que algo não vai bem são bastante individualizados e podem demorar a aparecer, levando em consideração variáveis como dosagem, frequência e estado de saúde.

Claudia diz que os anabolizantes de consumo via oral são os que mais causam problemas no fígado, mas aqueles que são injetáveis também não são isentos de riscos: “eles não afetam o fígado, mas podem levar a uma hiperestimulação prostática, que pode fazer a próstata aumentar de tamanho, causar anospermia (falta de produção de esperma), alterações no nível cardíaco, agressividade etc”. E esses problemas não cessam apenas com a suspensão da medicação, o que requer orientação e acompanhamento de médicos como endocrinologista e urologista, às vezes em conjunto.

Dessa forma, uma das formas de diagnosticar problemas causados pelo uso dos esteroides é por meio de exames constantes que vão verificar como estão os hormônios, a próstata, a função hepática e suas enzimas, entre outros. 

:: Protetores hepáticos

Na tentativa de prevenir ou minimizar problemas no fígado, muitos usuários de anabolizantes lançam mão do uso de substâncias hepatoprotetoras, algumas até usadas na fitoterapia, como silimarina, alcachofra, óleo de prímula, boldo-do-Chile, dente-de-leão, entre outras. “Essa é uma questão do âmbito de entendimento dos hepatologistas, mas o que a gente sabe é que tem muita substância que é pretensamente protetora hepática, mas que não funciona. Tem que avaliar a eficácia, porque o que existe realmente como ideia corrente é que eles não têm eficiência comprovada. Depende muito da circunstância”, destaca dr. Turibio Leite de Barros.

“Não sei dizer sobre a eficiência dos protetores hepáticos porque hoje, a única forma de uso dos anabolizantes orais é para estimular a procriação, mas ressalto que o profissional de Educação Física tem papel importante para alertar os usuários dos riscos do uso desses medicamentos sem orientação. Como geralmente o uso não é prescrito pelo médico, o aluno acaba contando ao treinador, que deve encaminhá-lo para atendimento”, orienta Claudia Chang.

Assim, mesmo que o usuário resolva fazer uso do esteroide concomitantemente ao hepato protetor, não há garantias de que o fígado realmente será preservado dos efeitos nocivos do anabolizante e também não há como preservar sua fertilidade sem passar pelo acompanhamento de um médico. Tanto que o fisiologista da Unifesp indica que, caso o indivíduo já faça uso do esteroide há algum tempo, procure um hepatologista para verificar se não há nenhum estrago instalado e, caso tenha a intenção de começar a usar a substância, que consulte um endocrinologista para se orientar sobre os riscos e saber qual a melhor conduta a ser adotada.

:: Atenção especial

Dr. Turibio Leite de Barros destaca que tem sido bastante frequente ouvir as pessoas dizerem que estão ingerindo “anabolizantes naturais” ou um estimulante da produção de “esteroides naturais”, e que isso não existe. 

“Nenhuma dessas situações foge ao fato de que há uma substância esteroide envolvida e aí há implica todas as consequências já citadas do seu uso indevido ou é um placebo. Não existe anabolizante natural, aminoácido ou o que for que estimule a produção de esteroide. São situações frequentemente abordadas e que não ocorrem.”

EducacaoFisica

quarta-feira, 24 de abril de 2013

As 5 Regras Básicas Da Hipertrofia Monster

Salve, salveeeee galera do mal!
...Há muita confusão e opiniões diferentes quanto a qual caminho sobre a construção muscular, más em partes não importa tanto qual a rotina de treino você vai usar. Existem algumas coisas que você realmente precisa se concentrar se quiser ganhos reais, ou como dizemos por aqui... se vocês quiserem ganhos monster!

#1 Quantidade certa de calorias
galera,a regra é bem simples,para crescer você precisa de "combustível" assim como a gasolina do seu carro,o nome disso é comida... más vamos pensar aqui,aposto que você não daria qualquer combustível ao seu carro,ele não iria muito longe. Você precisa comer macronutrientes ( proteínas,carboidratos e gorduras (boas),em horários específicos e em abundancia antes e depois dos treinos... no restante apenas o suficiente para que tenha uma adição de calorias, a e já ia me esquecendo.. você precisa de fibrosos!

No mais, é bem simples, como um pouco mais, com mais frequência e com mais qualidade
"sabe, treinar sem comer é como arar a terra e não jogar a semente." -Arnold Schwaznneger.

#2 Divisão correta de macronutrientes
Coma proteína de menos e não construirá músculos,coma carboidratos demais e vai ganhar mais gordura do que deseja,regra básica, 50% de suas calorias devem vir de proteínas, 30% de carboidratos e 20% de gorduras.
#3 Abordagem correta de workout
Bom,a base é tudo,funciona assim na vida e também na construção muscular... Use os compostos, terra,agachamentos,imprensas de ombro,roscas e etc... entenda,quando vc constrói força na base a massa muscular te seguirá!

#4 Número certo de séries,reps e dias de treino.
Outra coisa,para trabalhar aliado com os compostos e para que dêem certo, você precisa de numero ideais de séries, reps e dias de treino... afinal, quanto mais leitura,melhor o leitor.. quanto mais trabalho mais dinheiro você tem, mais é melhor,não? NÃO!!!

Você pode comparar leitura e trabalho ou até estudo a outras coisas na vida, não a musculação.
Mais reps,mais séries e 6 dias de treino só lhe darão overtraining e perda de massa muscular magra e força.

#5 Suplementos
Quer milagre? se converte!

Do dicionário; suplemento- complemento para sua dieta,COMPLEMENTO! Você deve obter a maioria de sua calorias de alimentos integrais, embora o uso de suplementos direto no ganho calórico na dieta seja muito bom.

Alguns suplementos que valem a pena de fato são; proteínas (whey e ovos), aminoácidos de cadeia ramificada (bcaa), creatina e multivitamínicos.

TreinoMonster

Confira dica de treinamento para pernas de Evan Centopani

Evan Centopani é um homem que pega e escolhe os seus concursos com a finalidade meticulosa. Ele só atinge um concurso que pretende ganhar ou causar algum dano grave. A prova está em sua relativamente curta registro profissional (cinco anos), em que ele pisou nas grandes ligas em duras formações e lutou contra os grandes Branch Warren, Wolf Dennis, Martinez Victor e Jackson Dexter. Evan terceiro colocado este ano no Arnold Classic, ganhou o Pro FLEX em 2011 e venceu o New York Pro em 2009. Evan está agora se concentrando sua energia ao Arnold e o Olympia. Dentre as partes de qualquer grande físico o destaque é um conjunto de pernas de um verdadeiro Monster, Imagino que que você pode gostar de um curso intensivo de treinamento de pernas de Evan Centopani, confira seu treino.

Perna - Quads
Extensora de pernas - 3série de 30 Reps
Leg Press - 2série de 20 E 2série de 20a25
Squats - 2série de 10 E 2série de 10a15 
Maq Hack - 2série de 20

Perna - Hamstrings
Mesa Flexora - 2série de 15a20 Reps
Mesa Flexora(Em Pé) - 2série de 10a12
glute ham raise(Gluteo Apoio) - 3a4série de 10a12
Levantamento terra - 2série de 15a20

#6 Dicas Rápidas de Eva...

1. Pressione através de seus saltos e dirigir com os quadris, e não os joelhos.

2. No agachamento, certifique-se de manter a sua cabeça e peito para cima, uma vez que você quebrar a sua forma e inclinar para a frente.

3. Qualidade vale mais do que de quantidade que vai para o formulário de peso, ea intensidade de suas reps.

4. Encontrar um bom parceiro para ajudá-lo a forçar e alcançar a falha de forma segura.

5. Ao decidir entre o peso pesado e altas repetições, optar por ambos!

6. O aquecimento é um bom investimento. Apenas a 10 minutos no StepMill. 

#Foto original do Treino:
#Lista de musicas escutadas durante seu treino:

1. Pantera— “Mouth for War”
2. Dio— “Rainbow in the Dark”
3. Queensryche— “Sister Mary”4. Metallica— “For Whom The Bell Tolls
5. Slipknot— “Snuff”

:: Antes de praticar ou executar qual quer treino busque um profissional para auxilia-lo em seus treino.

MuscularDevelopment

Ryan Hughes


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Malhar demais pode causar transtorno psiquiátrico em adolescentes

A rotina de muitos adolescentes inclui musculação seis vezes por semana e pesquisa diária na internet sobre exercícios e suplementação alimentar. Tudo para ficar maior e mais forte. 

As redes sociais desses jovens são similares: repleta de fotos de corpos musculosos, frases motivacionais e chacotas como "frango" ou "filé de borboleta" (jovens com menor porte muscular). 

Um estudo realizado com 1.307 adolescentes e publicado no jornal americano "Pediatrics", em novembro de 2012, constatou que 90% se exercitam para ganhar músculos. Segundo a pesquisa, a enquete foi feita em Minesota (EUA). No Brasil, isso não é diferente, já que um estudo realizado pela da Universidade Federal de Santa Catarina com 641 jovens, de 11 a 17 anos, afirma que 54,3% dos garotos se declararam insatisfeitos com sua imagem. 

De acordo com o profissional de Educação Física, Marcus Zimpeck, vários adolescentes que querem ganhar corpo exageram, mas não se dão conta. Para o hebiatra (médico especializado em adolescência) Alberto Mainieri, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, há um crescente exagero, não só na frequência do esforço muscular como na intensidade. 

Além disso, não são mais casos isolados. Segundo ele, o excesso de treinamento nessa fase da vida é perigoso e pode caracterizar vigorexia. Quem tem o distúrbio nunca se satisfaz com o corpo e treina obsessivamente. Muitos pesquisadores consideram a vigorexia um subtipo de dismorfofobia. A dismorfofobia é uma alteração na autoimagem. No espelho, a pessoa se enxerga de forma negativa, o que não condiz com a realidade. Por isso, é importante que os pais e profissionais se atentem com esse tipo de público, e oriente à uma rotina de atividade física saudável e prazerosa, adequada aos limites do corpo de cada um.

EducacaoFisica

O que é Ginástica Laboral e quais os seus benefícios?

Impossível falar em saúde no ambiente de trabalho sem mencionar a Ginástica Laboral.
Embora as primeiras manifestações de atividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, a Ginástica Laboral é um ramo relativamente novo para a maioria das empresas.
:: O que é?
A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse e método de Ginástica laboral no local de trabalho com finalidade de valorizar a prática das atividades física como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando.

O programa de ginástica laboral consiste em práticas diárias elaboradas a partir da atividade profissional exercida.

A ginástica laboral é programada para ser realizada no próprio posto de trabalho, sem com que haja a locomoção dos colaboradores para um outro espaço físico e interferência na produção. Hoje em dia a ginástica laboral também vem sendo aplicada como inserção educativa em palestras e eventos para que o participante se sinta preparado para receber e absorver informações que lhes são transmitidas.

Em empresas nos mais diversos portes e ramos de atividade, a ginástica laboral é realizada em setores administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade.

São sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais, respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador.

A duração ideal das sessões variam de 10 a 15 minutos diários para se ter um resultado significante na musculatura ( flexibilidade e força ).
:: Benefícios para a empresa
Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa.

Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.

Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.

Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.

:: Benefícios físicos para o trabalhador
Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

Desse modo trabalhadores que utilizam de seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização, similar, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema. Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes...

Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.

Fitness by Elisandria Mesquita

Iso 100 Whey Protein Isolado - Dymatize Nutrition

Iso 100 Whey Protein Isolado Iso 100 deriva seu nome da sua fonte de proteína, 100% Whey Protein Isolada. Sabemos que a utilização da proteína máxima é essencial para ajudar na recuperação muscular e manutenção de um equilíbrio positivo de nitrogênio, que é crítico durante os períodos de treinamento intenso. Iso 100 Whey Protein Isolado é o padrão mais elevado de proteína, que auxilia na recuperação muscular, possui 24 gramas de proteína, com zero de Carboidratos e zero de Gordura. volta ao topo Composição - Iso 100 Whey Protein Isolado Informações Nutricionais Porção: 28g (1 colher-medida) Quantidade por porção % V.D.(*) Valor Energético 106 kcal = 504 kJ 6 Carboidratos 1 g 0 Proteínas 25 g 48 Gorduras Totais 0 g 0 Gorduras Saturadas 0 g 0 Gorduras Trans 0 g -- Fibra Alimentar 0 g 0 Sódio 50 mg 2 % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 

Ingredientes: Chocolate:Proteína de soro do leite isolada 100% hidrolisada, emulsificante, cloreto de colina (LPC), estabilizante citrato de potássio, espessantes goma carboximetilcelulose sódica (CMC)e goma xantana, aroma natural e artificial de chocolate, edulcorante artificial de aspartame. Contém fenilalanina. Não Contém Glúten. Baunilha: Proteína de soro do leite isolada 100% hidrolisada, emulsificante, cloreto de colina (LPC), estabilizante citrato de potássio, espessantes goma carboximetilcelulose sódica (CMC)e goma xantana, aroma natural e artificial de baunilha, edulcorante artificial de aspartame. Contém fenilalanina. Não Contém Glúten. Morango: Proteína de soro do leite isolada 100% hidrolisada, emulsificante, cloreto de colina (LPC), estabilizante citrato de potássio, espessantes goma carboximetilcelulose sódica (CMC)e goma xantana, aroma natural e artificial de morango, edulcorante artificial de aspartame. Contém fenilalanina. Não Contém Glúten. 
Benefícios - Iso 100 Whey Protein Isolado
Zero gordura
Zero carboidrato
Zero lactose
Auxilia na recuperação muscular
Sugestão de Uso: Misturar uma colher-medida a cerca de 300 ml de água, leite ou suco. Misturar para homogenizar e beber imediatamente Recomendação:Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico e ou nutricionista. Manter em local fresco, seco, ao abrigo do sol e do calor.

MonsterMuscle

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Tenha uma melhor qualidade de vida praticando uma atividade física

Você já experimentou a sensação de completar uma CORRIDA de rua? Já alcançou seus objetivos na MUSCULAÇÃO? Já se desafiou superando a distância que NADOU anteriormente na piscina? Já PEDALOU uma distância que nunca imaginou ser possível? Se sua resposta foi SIM, tudo fica mais fácil, mas se foi NÃO, não temos tempo a perder! Não é o momento de sentir-se mal, a grande maioria das pessoas sequer tentaram iniciar uma atividade física ou desistiram antes mesmo de desfrutar dos resultados. É hora de agir! É preciso ter uma EXPERIÊNCIA que lhe mostre o quão é prazeroso atingir uma meta através dos exercícios. 

Informação não é problema, jornais, televisão, revistas, internet, todos falam da importância do exercício para a sua vida... Atenção! Para a sua vida, não apenas para vestir o biquíni no verão, para se olhar no espelho antes de sair para balada ou para vencer uma competição. O foco é a qualidade de vida.

Assim, fica implícito que quem não faz exercícios deixa de colaborar com sua própria saúde. Não é verdade? A atividade física aliada a um planejamento alimentar equilibrado poderia salvar/evitar 260.000 mortes por doenças cardiovasculares e cânceres, apenas no Brasil. Outros dados de uma pesquisa internacional, publicados no The Lancet, estimam que uma em cada 10 mortes tenha relação com o sedentarismo*. Conclusão: exercitar-se evita mortes! Estudos apontam que 10% das mortes por câncer de mama e cólon, 7% de diabetes tipo II e 6% de doença cardíaca coronariana têm relação com a inatividade. Para quem gosta de números, isso significa 5,3 milhões de mortes a mais por ano.

*É classificado sedentário quem realiza menos de 150 minutos de exercícios moderados por semana (equivalente a treinar 5X por semana durante 30’) ou quem treina menos de 3X na semana de maneira intensa por 20’ ou mais.

Se as pessoas sabem que o exercício faz bem à saúde, por que elas não incorporam a mensagem? E se a atividade física faz as pessoas se sentirem tão bem, por que elas simplesmente não começam a praticá-la? Na verdade, não deveria haver argumentos para justificar que 26,3% da população brasileira sejam totalmente inativos, ou seja, não praticaram qualquer atividade física nos últimos 3 meses, não realizaram esforço físico intenso no trabalho, não se deslocaram para o trabalho a pé ou de bicicleta e não eram responsáveis pela limpeza pesada da casa. Talvez, por este motivo, as campanhas anti-sedentarismo estão focando na relação entre este estilo de vida e as mortes. Certamente, uma tentativa mais radical de conscientizar a população.

Chega de desculpas, como que não tem tempo, que você não leva jeito para isso ou até mesmo que é muito difícil iniciar. Se você já teve uma experiência prazerosa ou que o conduziu a um resultado positivo para sua saúde/estética não precisamos argumentar mais nada, você sabe até onde pode ir e como essa atitude lhe fez bem.

O desafio que propomos é para quem nunca teve essa oportunidade maravilhosa de sentir-se “mais vivo”, mais disposto, melhor com o seu corpo, com uma autoestima mais elevada, com menos ansiedade e outras doenças. Assuma a responsabilidade de cuidar do seu corpo, ele é a sua “casa”, como não investir nele? Faça da atividade física uma parte de seu plano de VIDA e de SAÚDE. EX-PE-RI-MEN-TE! 

*Anderson Santos é Educador Físico e faz parte do grupo Mais Atividade Física (www.maisatividadefisica.com)

RevistaMensch

Treinar mais ou comer menos?

Muitos se deparam com essa situação aparentemente paradoxal e, em boa parte dos casos, a falta de resultados está diretamente relacionada ao descuido com a alimentação. 
Você cumpre à risca a rotina de treinos em casa ou na academia mas não consegue eliminar os quilinhos extras? Saiba que está longe de ser uma exceção. 

Ou você nunca caiu na armadilha de comer um brigadeiro a mais e, mentalmente, dizer a si mesma que depois compensa na malhação? A armadilha é superestimar a quantidade de calorias gastas durante o treino e se permitir muitas regalias, aumentando a ingestão de alimentos em vez de diminuir. “A melhor alternativa para perder peso é aliar uma alimentação equilibrada à prática de atividade física regular. Em muitos casos, melhorar a qualidade dos alimentos que se coloca no prato já leva à perda de peso e de medidas, sem que seja necessário recorrer a um cardápio muito restritivo”, garante a nutricionista Luisa Mascarenhas, da Food Coach Consultoria Nutricional, em São Paulo (SP).

:: Porções maiores
Em geral, é mito dizer que quem se exercita pode comer porções maiores. “Depende do que se come, pois as calorias ingeridas diferem de acordo com o tipo de alimento. Carboidratos são diferentes de proteínas, que são diferentes de gorduras. Portanto, quem faz uma alimentação saudável e equilibrada consegue melhores resultados”, diz o nutrólogo Ricardo Rosenfeld, da Casa de Saúde São José (RJ).

:: Resultado certo
Além de acertar a dieta, para ver os efeitos do treino aparecerem rapidinho na pele — e no bumbum, nas coxas, nos braços e por aí vai —, pequenas mudanças de hábitos também contam, como fracionar a dieta e fazer escolhas certeiras antes e depois de ir à academia.

Nem todo mundo consegue arranjar um espacinho na agenda para malhar no mínimo três vezes por semana. E, nesse caso, o cuidado com a alimentação tem de ser redobrado. “Diminuir a quantidade de alimentos em três refeições do dia ajuda a trazer resultados mesmo para quem não consegue manter a constância ideal no treino. A sugestão é comer metade da porção convencional de carboidrato no jantar ou no almoço e, durante o lanche da tarde, comer uma fruta ou castanhas”, aconselha a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição (SP).

Agora, se os seus horários são mais flexíveis e você é praticamente sócia da academia e, ainda assim, não está conseguindo conquistar os resultados esperados, provavelmente está consumindo menos calorias do que deve, principalmente antes da malhação. Nessa hora, o melhor é investir na dobradinha carboidratos + proteínas, que garante energia para executar melhor os exercícios e, de lambuja, ajuda na recuperação muscular pós treino.

Boas opções de lanches são: pão com peito de peru, iogurte natural com cereal integral, frutas secas e castanhas, ou leite de soja batido com fruta e flocos de quinoa.

EducacaoFisica

Confira treino e apresentação de Tomas Bures


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Respire e inspire da forma ideal e tire melhor rendimento dos exercícios físicos

O dia amanheceu ensolarado num belo início de semana, eis que surge uma ótima oportunidade para perder boa parte das calorias, leia-se “cerveja”, adquiridas no final de semana. Então, antes de partir para o trabalho porque não colocar um tênis e encarar uma corridinha? Bem, desafio aceito. Afinal o verão está em nossa porta, você mal acredita que acordou tão cedo e já está nos alongamentos bocejando mais do que leão marinho. Mas não se preocupe afinal você está no caminho certo. Porém fique atento à alguns detalhes... É importante observarmos que numa simples corrida ou praticando musculação, passados alguns minutos podemos encontrar na nossa respiração algumas dificuldades, como falta de fôlego para continuar e respiração ofegante. Assim, para entender um pouco sobre o simples ato de respirar e tirar nossas duvidas sobre o assunto, convidamos o médico otorrinolaringologista Thiago Miranda, para nos deixar esclarecidos e prontos para a próxima maratona.
Muitas vezes cometemos erros tentando controlar a respiração durante a prática de exercícios, entretanto o curioso é que nosso próprio corpo seja responsável por esta função inconscientemente. Segundo Thiago, no processo respiratório ocorre a entrada de oxigênio para o sistema metabólico intracelular, com posterior eliminação de gás carbônico. Para que isto ocorra, o ar deve entrar pela via nasal, passar por várias etapas, até chegar aos pulmões, onde haverá as trocas gasosas e consequente passagem do oxigênio na corrente sanguínea e em seguida nas células, para cumprir suas diversas funções. Assim, o próprio corpo irá controlar a velocidade da entrada de oxigênio e saída de gás carbônico, ou seja, a ordem é seguir em frente sem controlar a respiração, pois o organismo irá buscar o equilíbrio. Entretanto, há situações, em que é preciso, sim, respirar conscientemente para aperfeiçoar a atividade física, como por exemplo, durante a realização de um abdominal, em que se deve soltar o ar enquanto se contrai o músculo.
Durante o esforço físico, necessita-se que haja um equilíbrio entre a função respiratória e a circulação sanguínea, já que é através desta coordenação que podemos determinar a capacidade de esforço de um indivíduo. No exercício, o consumo de oxigênio aumenta. Toda esta utilização de energia fará com que ocorra um equilíbrio entre o esforço executado e a capacidade funcional do organismo, que irá aumentar de acordo com o costume na prática do exercício. “Pessoas que apresentam obstrução nasal (ou congestão nasal) necessitam ser acompanhadas por um otorrinolaringologista para uma avaliação e melhor tratamento”, afirma Thiago.

Nosso especialista segue nos relatando que é difícil falar de regras na respiração na corrida, quando na verdade, cada atleta deve encontrar a maneira que se sinta melhor. Porém, algumas técnicas podem ajudar na hora das passadas. A maneira ideal de se respirar é inspirar o ar pelo nariz e soltá-lo pela boca de uma forma que seja confortável, sempre respeitando seus limites e uma ritmicidade. Aulas de yoga e de alongamento também podem ajudar neste processo.

Também não podemos negar que a academia é um ótimo lugar para aliviar o estresse, paquerando e conversando um pouco, entretanto, procure fazer isto antes ou depois de começar seus exercícios, pois enquanto falamos precisamos liberar o ar para que as cordas vocais vibrem, assim prejudicando o equilíbrio inconsciente e natural do processo respiratório, exigindo mais do seu organismo. Caso você perceba que esta batendo papo e não está sentindo dificuldades em falar, é sinal que você esta fazendo corpo mole e pode aumentar a intensidade do exercício.

:: DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Porque quando acabamos de correr exaustivamente, não conseguimos manter o mesmo ritmo da respiração, temos a sensação que de estamos sem fôlego? Sim, porque houve um stress e uma desorganização daquele equilíbrio, não se preocupe que se corpo irá se estabilizar em poucos minutos.

Com uma respiração ofegante, ficamos um pouco receosos; devemos insistir na atividade física ou seria perigoso? Seria perigoso, pois quando essa situação ocorre, está havendo alguma alteração do bem estar, é importante conquistar nossos limites aos poucos, para não forçar o coração.

Quais os maiores erros que cometemos na prática dos exercícios? Nos exercícios abdominais, o certo é expirar durante a subida e inspirar na descida. Isso porque, o espaço da caixa torácica diminui e o excesso de ar vai pressionar a região. Também, jamais prenda a respiração ao levantar o peso, pois a pressão causada pelo acúmulo de ar sobre a área do coração pode provocar hipertensão arterial em longo prazo. A dica é sempre que for contrair um músculo, expire o ar.

Em que momento devemos procurar orientação médica? Quando começar a observar que está apresentando um baixo rendimento durante a atividade física. A avaliação terá que ser multidisciplinar, tanto pelo otorrinolaringologista, quanto pelo pneumologista e professor de educação física.

E quanto os fumantes? Até que ponto o cigarro atrapalha? Qual a melhor solução? O fumante é um indivíduo à parte, pois já apresenta uma resistência mais diminuída, quando comparado com a população não-fumante, por alterações estruturais e danosas que o cigarro provoca no tecido respiratório. A solução seria parar de fumar para ter um melhor desempenho.

Enfim, inspire e respire infinitas vezes. Pronto, agora você já pode tirar o tênis e voltar para sua rotina, começando uma semana de trabalho com mais disposição. Ah, não se esqueça de fazer isso mais vezes, você verá que irá melhorar bastante sua qualidade de vida.

RevistaMensch

Confira as fotos de Johnnie Jackson & Branch Warren em um treino Hard!

MyoGhen - Body Size

Benefícios - MyoGhen Indicado para atletas envolvidos em treinamentos intensos Ajuda no processo de gasto calórico e na diminuição da gordura corporal. Informações - MyoGhen MyoGhen é o complexo revolucionário e altamente tecnológico que a linha Body Size desenvolveu para proporcionar a máxima efetividade em crescimento muscular combinado a treinamentos intensos. Chamamos este complexo de Growth System. MyoGhen Body Size usa a eficiência do TRI FX extraído do mais nobre colostro bovino como principal nutriente para as células satélites existentes na musculatura esquelética que, estimuladas pelo treinamento com pesos, necessita de ambiente adequado para se regenerar e promover o anabolismo muscular. MyoGhen promove este ambiente anabólico, além de possuir em sua fórmula Whey Protein Isolada. MyoGhen está indicado a atletas envolvidos em treinamentos intensos onde o objetivo principal é o aumento de massa muscular e ganho de definição. MyoGhen é um verdadeiro construtor de músculos, sendo assim também é responsável pelo aumento do metabolismo basal, o que ajuda no processo de gasto calórico e conseqüentemente na diminuição da gordura corporal.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dica: Descanse para ganhar Massa

Se você quer ganhar massa muscular ou emagrecer com exercícios e academia, é importante manter a regularidade das aulas. Mas tão importante quanto, é dar tempo suficiente para o corpo descansar.
Isso porque o ganho de massa e força muscular ocorre após o exercício. Afinal, durante o treino, perdemos a energia necessária às contrações e as proteínas do músculo se degradam, o que causa micro-lesões no tecido e um processo inflamatório.

Após o treino, então, o corpo começa seu processo de recuperação. Nesse período as proteínas são repostas e aumentam, criando mais massa muscular.

Para que tudo isso ocorra de maneira apropriada, é preciso repouso e de alimentação adequada.

Durante esse tempo necessário de descanso, nosso organismo começa a produzir hormônios como o IGF 1 (Fator do Crescimento do Tipo Insulina 1), que informa ao corpo que ele precisa produzir moléculas de proteína.

É fundamental ainda ter uma boa noite de sono, pois dormir bem garante que o corpo produza o GH (hormônio do crescimento), outra substância responsável pela construção do tecido muscular.

TreinoMonster

Capoeira, gingado e luta que é a cara do Brasil

Criada pelos escravos no Brasil colônia, a capoeira vem evoluindo na sua forma de praticar. Através da mistura de ritmos africanos e brasileiros a capoeira adquire uma identidade única na qual é reconhecida mundialmente como a arte marcial brasileira. 

:: DA MARGINALIZAÇÃO ÀS ALTAS RODAS

No inicio do século do século XX a capoeira passou de proibida por lei, a esporte praticado nas academias e escolas. O baiano Mestre Bimba sistematizou a prática da capoeira e criou uma metodologia de ensino chamado Capoeira Regional que revolucionou a arte sendo reconhecida pelas classes mais altas da sociedade. Outro baiano, o Mestre Pastinha, mais tradicional, responde pelo estilo Capoeira Angola, com ritmo e movimentos mais lentos que a Capoeira Regional. 

A partir daí a capoeira ganha identidades diferentes nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, sendo difundida para o mundo como a arte-luta brasileira. Atualmente é um dos meios de maior difusão da cultura brasileira no exterior, presente nos cinco continentes. Uma das principais características da capoeira é a musicalidade tendo o berimbau como seu instrumento mestre que rege o ritmo e estilo de jogo. Além do atabaque, pandeiro e agogô, tem as palmas e cânticos que transformam a capoeira numa expressiva forma de arte corporal.
:: PARA TODOS
Qualquer pessoa pode praticar capoeira desde que se respeite a condição física e que seja acompanhada por um professor. Como qualquer outra atividade física é recomendado realizar uma avaliação física e medica antes de iniciar os treinos. 

A capoeira é praticada em forma de jogo onde os capoeirista formam uma roda e ao som do berimbau desferem golpes e floreios. Numa roda é possível participar de várias formas, seja jogando ou batendo palmas e cantando. O movimento base da capoeira é a ginga, que é regida e cadenciada pelo ritmo da música, seja ela mais lenta ou acelerada. Da ginga se desenvolvem golpes como o martelo, a meia lua e a benção. É uma ginástica completa, pois trabalha todo o corpo e proporciona momentos de diversão e concentração. 




RevistaMensch