É importante ter em mente que somente 10% da necessidade diária de líquido pode vir dos alimentos.
Já é certo que tomar água faz parte da lista de prioridades para manter o corpo em perfeito funcionamento, já que 70% do organismo são compostos dela. No entanto, o que muitos não sabem é que os alimentos podem ser bons aliados nesta tarefa.
A melancia, por exemplo, possui 92% de água, a abóbora cozida, 86,4%, e agrião cru, 93,9% e assim por diante. "A água é insubstituível, porém ingerir alimentos que contenham grande quantidade dela em sua composição, como melancia e melão, ajuda a equilibrar a hidratação do organismo", afirma a nutricionista Gabriella Pereira da academia SettCoaching.
Para que não haja confusão e as pessoas deixem de beber água, a nutricionista Evelyn Conti, do Spa Sorocaba, avisa que somente 10% do total do líquido pode ser substituído pelos alimentos.
Os crus oferecem grande quantidade de água. Além disso, possuem fibras, que somadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de gordura, aceleração do intestino e manutenção de um metabolismo saudável. De acordo com a nutricionista funcional Camila Borduqui, da Clínica de Estética Dr. Alan Landecker, os grãos aumentam a quantidade de água após o cozimento. "Cerca de 100 g de feijão carioca cru, por exemplo, contém 14% de água. Após o cozimento, a mesma quantidade possui para 82,3%", afirmou a especialista.
A seguir veja uma lista de 24 alimentos e suas respectivas quantidades de água,de acordo com as especialistas entrevistadas.
Abacate cru - 83,8% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e vitamina C.
Açaí polpa congelada - 88,7% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e piridoxina.
Arroz integral cozido - Esse alimento possui cerca de 70,1% de água, além de conter carboidratos, fibras (que ajudam a saciar a fome e colaboram no funcionamento do intestino), fósforo, potássio, manganês, cobre, zinco, tiamina e piridoxina.
Abóbora cozida - Possui em sua composição 86,4% de água. O legume na versão cozida é rico em potássio (que ajuda no batimento cardíaco e no bom funcionamento dos músculos), fósforo e fibras.
Abobrinha italiana - Tem 93,9% de água em sua composição, além de possuir fósforo e potássio.
Acerola crua - A fruta possui 90,5% de água, carotenoides (são os precursores da vitamina A que, entre outras funções, atuam diretamente na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina), ccarboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, niacina e vitamina C.
Agrião cru - Tem também grande quantidade de água, cerca de 93,9%. Contém cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, potássio, vitamina C e fósforo.
Banana-prata - Além de deliciosa, possui 71,9% de água, carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
Batata inglesa cozida - Possui em sua composição 86,4% de água, além de carboidratos (que colaboram para fornecer energia ao organismo), fósforo e potássio.
Brócolis cozido - A verdura na sua versão cozida possui 92,6% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.
Cenoura crua - O legume possui 90,1% de água em sua composição, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Couve manteiga crua - Tem 90,9% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C.
Couve-flor cozida - 94,3% de água, fibras, fósforo, potássio e vitamina C.
Espinafre cru - Possui 94% de água em sua composição, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
Feijão carioca cozido - Tem 80,4% de água e mais proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina.
Filé de peixe abadejo grelhado - O peixe, além de saudável e mais leve que a carne vermelha, possui 71% de água, além de proteína, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, retinol e tiamina.
Kiwi - Tem 84% de água em sua composição, além de vitaminas C, E, B6, niacina, potássio, zero de colesterol e efeitos antiinflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos.
Laranja-pera - A fruta possui 89,6% de água, carboidratos, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C (boa para ajudar a combater a gripe).
Manga crua - A saborosa fruta possui 82,3% de água, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
Melancia - Da mesma família do melão, é uma fruta que possui 92% de água. Além de refrescante e doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e glutationa, responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular.
Mexerica morgote - Tem 83,7% de água e mais carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês (ajuda a desacelerar o envelhecimento), fósforo, potássio, cobre, zinco, timina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
Pepino cru - Possui 96,8% de água, além de fósforo e potássio.
Pimentão amarelo cru - Tem 91,9% de água, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e carotenoides.
Tomate cru com semente - Contém 95,1% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides. Ainda é rico em licopeno, que ajuda a combater os radicais livres do organismo.
EducaçãoFisica
Nenhum comentário:
Postar um comentário