terça-feira, 29 de maio de 2012

Seu corpo e os alimentos

Como seu Corpo Utiliza o Alimento:
Tudo o que entra no seu estômago é misturado com as enzimas, substâncias químicas que quebram o alimento em seus componentes básicos. Esta mistura passa do estômago para os intestinos, onde os nutrientes são absolvidos pela corrente sangüínea. Os nutrientes são, então, transportados pelo seu corpo para as células onde serão utilizados ou armazenados. Os componentes dos alimentos que não são absorvidos serão excretados.

O trato gastrointestinal

O trato gastrointestinal (digestório), que vai da boca ao ânus, é um tubo de aproximadamente sete metros de comprimento.

A boca e o estômago

A digestão se inicia assim que você começa a mastigar o alimento. A saliva, que é secretada por glândulas em sua boca, é misturada ao alimento enquanto você mastiga, para torná-lo mais fácil de ser engolido. A saliva contém a enzima amilase, que quebra os alimentos ricos em amido em açúcares básicos, que podem ser absorvidos pelo corpo. A amilase age somente em um ambiente alcalino.
Uma vez que a comida é engolida, ela passa pelo esôfago e vai até o estômago. Na entrada e na saída do estômago encontram-se anéis de músculo chamados esfíncters, que atuam como válvulas. Quando o alimento chega ao estômago, o esfíncter superior se abre para que o alimento possa entrar. O esfíncter superior então fecha, mantendo o alimento e os sucos digestivos no estômago. Se este esfíncter vaza, os sucos digestivos, incluindo os ácidos, são regurgitados em sua garganta. Quando isso acontece, você sente azia, pois o conteúdo ácido de seu estômago irrita o revestimento de seu esôfago.

Os sucos digestivos são adicionados aos alimentos através das glândulas na parede do estômago:- Estes sucos contêm substâncias químicas que transformam o alimento em uma forma utilizável. As proteases (enzima que processa as proteínas) e o ácido hidroclorídrico (que combate a maior parte das bactérias presentes nos alimentos e com a condição ácida na qual a protease trabalha) são duas destas substâncias. A única substância que não está sujeita a este processo digestivo é o álcool, que é absorvido pela corrente sangüínea diretamente do seu estômago.
O estômago age como um depósito. O alimento semi-líquido permanece lá por 2 a 4 horas antes de ser liberado em pequenas quantidades ao intestino delgado.

O intestino delgado

Esta é a parte mais longa do trato gastrointestinal, tendo de 5 a 6 metros de comprimento. E chamado intestino delgado porque é estreito, com apenas 2-4 cm de diâmetro, comparado com o intestino grosso, que tem 6 centímetros de diâmetro. O intestino delgado consiste de três partes distintas. O duodeno está logo após o estômago e é a menor parte do intestino delgado. Ele é seguido pelo jejuno e íleo, ambos conectados ao intestino grosso.

Quando o alimento entra no duodeno, ele ainda está ácido devido aos sucos estomacais. Sucos digestivos alcalinos são agora adicionados para neutralizá-lo. Estes são produzidos em um órgão localizado abaixo do estômago chamado pâncreas e contém enzimas que continuam a digerir os alimentos. A bile também é adicionada à mistura. Este líquido aguado e verde, que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar, ajuda a manter o material gorduroso na solução.

Quando os sucos digestivos terminarem de realizar o seu trabalho, os principais componentes dos alimentos terão sido processados em seus elementos básicos:

• Proteínas em aminoácidos;
• Carboidratos em glicose e outros açúcares simples;
• Gordura em ácidos graxos e glicerol.

Um pouco mais adiante, no intestino delgado, no jejuno e íleo, os produtos finais da digestão são absorvidos através da parede intestinal pela corrente sangüínea. O alimento é passado ao longo do intestino por contrações dos músculos da parede intestinal, o que é chamado peristaltismo. A parede intestinal não é lisa, mas repleta de milhões de minúsculas protusões chamadas vilos. Com os vilos, os intestinos adquirem uma grande área pela qual o alimento é absorvido. Vitaminas solúveis em água e sais minerais também são absorvidas neste estágio da digestão.
A partir do momento em que os nutrientes são absorvidos, o restante do alimento não-digerido passa através de outro esfíncter para o intestino grosso. O seu corpo pode armazenar alguns nutrientes, como aqueles que fornecem energia e algumas vitaminas e sais minerais. Nutrientes em excesso, que não podem ser armazenados, são excretados nas fezes.

O intestino grosso

O intestino grosso consiste do cólon, reto e ânus e tem até um metro de comprimento. Ele reabsorve a água utilizada na digestão e elimina os alimentos e fibras não-digeridas. Uma vez que a água é reabsorvida no cólon, as fezes, mais secas e sólidas, passam através do reto pelos movimentos peristálticos e são finalmente expelidas através do ânus.

Quando as fezes chegam ao reto, elas produzem o desejo de defecar; devido ao reflexo das contrações do reto e do relaxamento do esfíncter anal. O esfíncter anal é composto de músculos circulares que controlam a abertura e o fechamento do ânus.

O alimento geralmente leva de 1 a 3 dias para chegar da boca ao ânus. Algumas pessoas defecam 2 ou 3 vezes ao dia, outras diariamente e algumas apenas a cada 2 ou 3 dias.

MarombaPura

Esse tal de testosterona e a reposição hormonal masculina‏

A busca por um corpo dos sonhos é um longo caminho; são anos de academia, alimentação saudável e suplementação, além da torcida para a genética ficar eternamente a nosso favor. Acontece que os estudiosos americanos (sempre eles!), vem procurando na terapia de hormônios o combate ao envelhecimento e perda de músculo.

Estudos bioquímicos têm demonstrado que o avanço da idade acompanha a elevação sanguínea das enzimas aromatase e 5 alfaredutase, responsáveis pela metabolização dos nossos hormônios esteróides. Quanto a nossa testosterona pode sofrer ação desta aromatase, transformado-se em estradiol (hormônio de maior concentração na mulher), resultando no subproduto DHT (dihidrotestoterona), ou seja, testosterona inativa.

A medicina que almeja o anti-envelhecimento tem demonstrado que o bloqueio destas duas enzimas de forma comedida e acompanhada tem resultado num rejuvenescimento, pois evita a sarcopenia (perda de massa muscular), bem como a rarefação capilar (calvície), propiciando um ambiente perfeito para ganhos de massa magra e redução de gordura abdominal.

Recentemente, a mídia ficou impressionada com os resultados de um americano chamado Jeffry Life, 'garoto-propaganda' da empresa de reposição hormonalCenegenics, que com atualmente 40 anos, injeta em si mesmo, duas vezes por semana, pequenas doses de testosterona e afirma que sua vida melhorou em vários aspectos. 

Com pouco mais de 30 anos, o executivo americano J.G. começou a se sentir deprimido e ansioso. Tinha dificuldades para dormir, sua libido já não era mais a mesma e, por mais que se esforçasse na academia e cuidasse da alimentação, não conseguia atingir os resultados que queria. 'O trabalho também ia mal. Ter que lidar com o estresse, e a competição ampliava os sintomas, quando não era combustível para eles'. (Fonte: Globo.com)

Assim, Jeffry, desconfiado de que poderia estar sofrendo com os sintomas do declínio de testosterona em seu corpo, procurou um médico, e após alguns exames, lhe fora receitado uma terapia de reposição hormonal. “Tomei minha primeira dose e, uau, pareceu que tudo deu uma volta de 180 graus”, disse o executivo à BBC Brasil.

Acontece que com o passar do tempo, o nível das enzimas aromatase aumenta no organismo humano favorecendo uma maior conversão do excesso de testosterona e estradiol, acarretando uma maior concentração de gordura abdominal (tendência natural nos homens) e o crescimento das glândulas mamárias (note que a maioria dos idosos possui ginecomastia, aumento e flacidez do peitoral).

Quem tem obesidade também apresenta um maior número de aromatase, causando-lhe diversos sintomas, desde sexuais até queda de desempenho físico e mental, depressão, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração, cansaço, isolamento social, baixa auto-estima, queda de cabelo, além de osteoporose.

A partir dos 30 anos de idade o nosso corpo diminui naturalmente a produção de hormônios em nosso corpo, tendo na reposição hormonal, neste caso, a Testosterona, a solução para estes problemas congênitos, doenças, estresse e efeitos colaterais de certos medicamentos. Entretanto, o estudo sobre a eficácia da terapia hormonal encontra-se em andamento, principalmente no que se refere ao combate ao retardamento da idade. Vale frisar que a maioria da testosterona produzida em laboratório utilizada neste tratamento é feitas a partir de vegetais como soja e inhame. A reposição hormonal pode ser feita por meio de injeções, adesivos ou via oral.

Apesar de ser um tratamento relativamente novo e que muitas vezes não é coberto pelo plano de saúde, cerca de US$ 400 milhões por ano está sendo gasto em receitas nos Estados Unidos sobre estas drogas. (Fonte: Revista TIME)

Mas a grande procura pelo tratamento não está restrita só aos norte-americanos, cada vez mais homens de todo o Globo estão se informando e investindo uma boa quantia na terapia hormonal. É claro que é primordial um acompanhamento periódico por médicos através de exames, o que acaba aumentando o custo do tratamento, que varia em torno de US$ 1 mil por mês, no laboratório Cenegenics, por exemplo.

É claro que todas as fotos que vemos de “antes e depois” é um grande estímulo, porém é necessário verificar com seu médico se a terapia com testosterona é ideal para você, bem como, estudar bem sobre este polêmico assunto, pois outros especialistas afirmam que o uso desregular da testosterona pode estimular o desenvolvimento de outras doenças, como; câncer de próstata e problemas cardíacos.

AJUDE A ELEVAR SEU TESTOSTERONA 
A quantidade de testosterona varia de homem para homem de acordo com vários fatores, sendo o genético o principal. Assim como também a sua perda ao longo do tempo. Enquanto não se comprova a eficácia da terapia hormonal nos homens, pode-se tentar maneiras naturais de elevar a produção natural de testosterona ou ao menos mantê-la no máximo. Seguem algumas dicas: 

1 – Exercite-se! A prática de atividades que exigem muito esforço físico como a musculação. Com treinos que combinem 100% de esforço e intensidade ajudará na produção de testosterona.

2 – Tome sol Não é à toa que no verão a libido sexual aumenta. Pesquisas comprovaram que durante o verão a testosterona aumenta devido ao fato dos ciclos de luz e escuridão durante o dia. Além de aumentar os níveis de produção de vitamina D.

3 – Menos soja Consuma menos soja, pois ela aumenta os níveis de estrogênio (principal hormônio feminino), o que interfere de forma negativa sobre os níveis de testosterona.

4 – Beba menos (álcool) O excesso de álcool no organismo possui um efeito drástico em baixar os níveis de testosterona. Evite exagerar na dose, ou se possível, não beba.

5 – Coma mais hortaliças Alguns vegetais como bróculis, couve-flor, rabanetes e couve ajudam a combater o estrogênio, ajudando a elevar os níveis de testosterona.

6 – Menos estresse Procure relaxar e não ficar nervoso com facilidade. Ao se estressar você libera o cortizol, um hormônio altamente catabólico que irão derrubar seu nível de testosterona.

7 – Mais sexo Ao praticar sexo se estimula a liberação de hormônio oxitocina que por sua vez liberam mais endorfinas naturais (químicos estabilizadores do humor) na corrente sanguínea. O levará o corpo a um relaxamento intenso e propício ao sono. Todo o processo ajuda a aumentar o testosterona.

8 – Bom sono Por fim, o que citamos acima, uma boa noite de sono que irá contribuir para manter seu nível de testosterona em dia.

Tente aplicar à sua rotina de vida ações saudáveis como essas citadas e você irá se manter mais disposto sem precisar da reposição de testosterona antes da hora.


RvistaMensch

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Solange Frazão ensina treino para acelerar o metabolismo


Para manter a boa forma, Solange Frazão não deixa de praticar exercícios físicos. A bela faz um treinamento híbrido elaborado pelo personal trainer Disnei Sanches. "Esse treino combina os exercícios de treinamento funcional com os de máquina e isso faz com que o metabolismo dela fique mais acelerado, mesmo quando ela não está mais praticando a atividade", explica o personal

A apresentadora faz exercícios funcionais que trabalham os quatro pilares do corpo (movimentos de puxar e empurrar, locomoção, troca de nível e rotação), além de exercícios em aparelhos de musculação. "O treino é montado para que ela aumente a massa muscular e seque a gordura", completa Sanches

O primeiro exercício é o de agachamento. Com as pernas paralelas e totalmente estendidas, segure a barra nos ombros

Agache até que a perna forme um ângulo de 90º graus e suba novamente. O treino tem progressão de carga: na primeira série, ela faz 12 repetições com carga de 50 quilos; na segunda, 10 repetições com 60 quilos; e na terceira, oito movimentos com 70 quilos

Treino de Pernas com Nick Trigili


Dica: Você vai precisar combinar pesos e exercícios aeróbicos, ou seja, vai ter que fazer musculação e exercícios cardiovasculares. Vai ter que trabalhar com esforço utilizando pesos moderados e pesados. Seu treino precisa ser intenso. Não perca tempo fazendo exercícios sem peso. Barras, halteres, anilhas e maquinas é que vão transformá-la em um cara sarado. Atividades aeróbicas como corrida, bike, jump pelo menos três vezes por semana e se você estiver acima do peso, aumente a freqüência. Parece complicado, mas tente formar um hábito e se esforce nas três primeiras semanas para seguir o ritmo. Depois vai se acostumar com a freqüência na academia e dificilmente faltará.
Bom Treino!.






sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vamos Perder Essa Barriga De Uma Vez Por Todas?

Após ler este artigo você vai saber o que realmente fazer pra poder de uma vez por todas sentir-se bem consigo mesmo e dar um up na sua autoestima, além da aparência!
A menos que você esteja em gravidez, uma barriga grande não é bem vista por ninguém, não é?

Vocês sabiam que a maioria das pessoas é descontente com o tamanho e forma de sua barriga?

Muitas pessoas tentam de tudo para queimar a gordura localizada no abdomen, usam métodos ineficientes, e não conseguem ter eficácia no processo de definição e queima de gordura abdominal.

Após ler este artigo você vai saber o que realmente fazer pra poder de uma vez por todas sentir-se bem consigo mesmo e dar um up na sua autoestima, além da aparência!

Vamos começar com o que, pra mim, é o principal e mais sensível ponto para você ter criado essa barriga feia e também como arrancá-la daí de uma vez por todas: DIETA!
  • DIETA ‘’ Um tanquinho não se constrói na academia, mas na cozinha’’!
Com certeza, se você criou esse mau aspecto na sua região abdominal, seus hábitos alimentares precisam ser mudados. Invista imediatamente em uma dieta com menos calorias, poucos carboidratos e bastante proteína.

Esqueça de vez as guloseimas, os fast-foods, refrigerantes, pizzas. Passe a ingerir menos calorias do que gasta diariamente, e calorias de qualidade! Aposte em ovos, carnes de frango, peixes, carnes bovinas (com moderação), arroz integral, legumes, verduras e frutas.

Troque os pães de forma e franceses por pães integrais, o queijo amarelo pelo branco. Além disso ajudar muito a perder gordura, você estará investindo na sua SAÚDE!
  • TREINO : ‘’No pain, No gain’’!
Ter um abdomen definido e sem gorduras não é fácil. Se fosse, todos teriam. Infelizmente a maioria não opta pelo esforço e escolhem caminhos mais faceis. Mas voce, ah, você está aqui, então sabe que precisa se esforçar de verdade! Vamos lá!

Os exercícios abdomnais são ótimos para hipertrofia muscular, não para perda de gordura localizada. Deve ser tratado como um exercicio de musculação como os outros que você faz para braços, pernas, peitorais, etc.

Como o professor Gabriel Bau disse em seu artigo Sobrecarga para músculos abdominais, tempo de descanso e mitos, o excesso de exercícios abdominais é prejudicial. Não tente queimar gordura localizada, perca a gordura corporal como um todo. Treine pesado como sempre treinou. O treino de hipertrofia ajuda muito na perda de gordura, em conjunto a uma dieta e exercicios aerobicos eficientes.
  • Exercícios aeróbicos em jejum – Este mito já foi quebrado!
Foi comprovada sua eficiência! O que voce está esperando nesta ótima maneira de perder gordura? Faça exercicios aerobicos em jejum com moderação, procure não passar de 30 minutos e com média intensidade para o seu corpo não usar os seus músculos como fonte de energia.

Logo após o treino, se alimente com bastante proteína e algum bom carboidrato como por exemplo a batata doce. Em poucas semanas a diferença vai ser muito notável, acredite.
  • Álcool Quer realmente resultados?
Quer se esforçar para cumprir uma meta que só vai lhe beneficiar? Aconselho-os a cortar definitivamente o alcool de suas vidas. 1 grama de alcool possui 7 calorias, e ele só serve pra acumular gordura em você! Livre-se disso!
  • Termogênicos!
Aproveite o inverno e todas as dicas acima, e invista em obter um termogênico de qualidade. São suplementos que aceleram seu metabolismo contribuindo na perda de gordura corporal, ajudando o corpo a usar a gordura como fonte de energia.
  • Não deixe de comer!
Não confunda dieta com passar fome! Você DEVE comer de 3 em 3 horas ativando seu metabolismo. Só que deve ingerir alimentos de qualidade e de baixa caloria. Recomendo frutas, barrinhas de proteína, shakes protéicos.

O caminho é este. Não existem atalhos que vão milagrosamente fazer você ter seu tão desejado tanquinho. Sabemos que não é fácil, mas acredite, vale a pena.
E ai, o que estão esperando para melhorar suas aparências e o mais importante: SUA SAÚDE?

FISIculturismo

Exercícios simples ajudam a combater e prevenir dores no corpo (veja série)

Criado pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, a "ginástica holística" trabalha a consciência corporal, a execução correta dos movimentos do dia a dia e o alívio de tensões. O método, trazido para o Brasil pela fisioterapeuta Patrícia Lacombe, ajuda a combater e evitar dores no corpo. Aprenda, a seguir, alguns movimentos 

1º EXERCÍCIO: este movimento é indicado para relaxar a coluna lombar depois de muitas horas no trabalho ou no trânsito. Sentado com a coluna ereta, cruze uma perna sobre a outra, formando um "quatro". Coloque uma mão sobre o joelho e a outra sobre o tornozelo

1º EXERCÍCIO: veja como a coluna deve ficar ereta durante o exercício

1º EXERCÍCIO: incline o tronco para frente, sem curvar a coluna. Segure por aproximadamente 30 segundos e volte à posição inicial. Repita o exercício três vezes (ou quantas vezes desejar) de cada lado

2º EXERCÍCIO: indicado para relaxar a musculatura do trapézio (a parte superior do tronco). Com uma mão, segure a região entre o pescoço e o ombro do lado oposto (naquela parte onde gostamos de ser massageados)

2º EXERCÍCIO: pressione com um grande beliscão

2º EXERCÍCIO: faça movimentos circulares com o ombro, mantendo o braço esticado ao longo do corpo

2º EXERCÍCIO: faça cinco movimentos circulares em um sentido e mais cinco no outro. Repita o exercício com o outro ombro. Para quem trabalha no computador, aliviar a tensão no trapézio ajuda até a prevenir dores de cabeça, segundo a fisioterapeuta Kátia Sonsin, facilitadora técnica do Instituto Patrícia Lacombe

3º EXERCÍCIO: este movimento se chama 'spalming'. Entrelace os dedos da mão, formando uma concha

3º EXERCÍCIO: coloque as mãos sobre os olhos, impedindo que a luz passe pelos dedos. No começo é normal aparecerem flashes de luz; espere que elas diminuam e, então, dê piscadelas rápidas, como se fossem as asas de uma borboleta batendo. Abra devagar as mãos e os olhos. Ao relaxar a musculatura relacionada à visão, você consequentemente relaxa a coluna cervical. Repita quantas vezes quiser

 4º EXERCÍCIO: sente-se com a coluna ereta e os pés paralelos

4º EXERCÍCIO: com uma mão, segure o punho oposto

4º EXERCÍCIO: a mão que está segurando o punho balança o braço

 4º EXERCÍCIO: faça a mão chacoalhar para cima e para baixo

4º EXERCÍCIO: lembre-se que o braço deve ficar completamente relaxado - a mão que segura o punho é que comanda o movimento. Chacoalhe várias vezes e repita o movimento com a outra mão

5º EXERCÍCIO: de pé, mantenha os pés paralelos e a coluna ereta

5º EXERCÍCIO: cruze as mãos atrás da cabeça, com os dedos entrelaçados e os cotovelos abertos

 5º EXERCÍCIO: ao inspirar, empurre a base da cabeça para cima, sentindo a coluna alongar. Relaxe na expiração. Tome cuidado para não baixar o queixo

5º EXERCÍCIO: depois, entrelace os dedos da maneira que não é a habitual e repita o movimento. Não esqueça de manter os cotovelos para fora e o pescoço ereto

6º EXERCÍCIO: este movimento pode ser feito enquanto você escova os dentes, para relaxar a musculatura do pé e da panturrilha. Primeiro, mantenha os pés alinhados

6º EXERCÍCIO: posicione um pé para trás. A perna da frente fica esticada durante todo o movimento

6º EXERCÍCIO: deixe os dedos do pé virados para baixo e apoie o peito do pé no chão, forçando um pouco para promover o alongamento

7º EXERCÍCIO: deite-se de lado, usando um livro como travesseiro para que o pescoço fique alinhado. Estique os braços para frente, mantendo as mãos unidas, e dobre as pernas formando um ângulo de 90°

7º EXERCÍCIO: leve o braço de cima para o teto e depois para trás, em direção ao chão. Acompanhe o movimento do braço com o olhar e a cabeça 

7º EXERCÍCIO: nem todo mundo consegue encostar o braço no chão. Se for o seu caso, respeite o seu limite. Faça duas ou três respirações longas e volte à posição inicial. Repita quantas vezes achar necessário. Este exercício ajuda a abrir o peitoral e alongar a lateral do corpo

8º EXERCÍCIO: deitado, de barriga para cima, dobre as pernas e mantenha as plantas dos pés no chão, alinhadas

8º EXERCÍCIO: segure o peito do pé com a mão do mesmo lado

8º EXERCÍCIO: a mão puxa o pé para cima, alongando o máximo possível a parte posterior da perna. A ideia é empurrar o pé para cima, e não para trás. Repita com a outra perna e faça o exercício quantas vezes achar necessário. AGRADECIMENTOS: Marília Rocha (modelo) e Kátia Sonsin (fisioterapeuta do Instituto Patrícia Lacombe)

UOLSaude

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Expo Nutrition Sports Show em São Paulo

Carlos Tomaiolo: Grande momento da Midway Labs em meu primeiro evento como gerente de marketing. Esta Expo Nutrition ficará para a história. Um belo show da Midway Labs, tudo registrado.