sexta-feira, 9 de março de 2012

Alimentação saudável fora de casa

  • O que comer fora de casa


Se você prefere uma alimentação saudável e precisa comer fora de casa todos os dias por causa do trabalho, é preciso atenção na hora de escolher o restaurante e o que vai comer. Restaurantes por quilo, padarias, fast foods, churrascarias, vegetarianos, temakerias e pizzarias são algumas das várias opções encontradas nas ruas. Veja como se alimentar de forma saudável em todos os lugares.

Caso não tenha tempo de fazer o café da manhã em casa, monte uma lancheira com alimentos saudáveis e leves para levar ao trabalho ou pare em uma padaria no caminho. Boas combinações:

- Pão francês na chapa com pouca manteiga + 1 café com leite desnatado + ½ papaia com aveia em flocos

- Pão de forma integral com queijo branco (mineiro quente) + 1 copo de suco de laranja + 1 fatia de melão

- 2 torradas de pão integral com requeijão light + 1 copo de suco de laranja com mamão + 1 café

- 1 vitamina de iogurte desnatado com frutas e aveia em flocos

Comer nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar é fundamental para manter a forma, a saúde e emagrecer. Ficar mais de quatro horas sem se alimentar pode fazer você extrapolar na próxima refeição.
  • Lanches, almoço e jantar


Para os lanches fora de casa, escolha alimentos práticos, fáceis de comer e de levar em seu trabalho. Faça a compra no final de semana e na segunda-feira já leve tudo, assim terá lanchinhos para a semana toda. Prefira frutas secas sem açúcar, frutas desidratadas, mix de amêndoas, barra de cereal com aveia e frutas, torrada integral, cereais integrais, biscoitos integrais e sucos de extrato de soja. Se tiver geladeira no local, leve água de coco, sucos de frutas, iogurtes desnatados ou light, frutas, queijo branco e cream cheese light.

Se você almoça na empresa onde trabalha e não tem como fazer suas escolhas, monte seu prato com arroz e feijão (ou macarrão ao sugo), carne (ou frango sem pele, ovo cozido, peixe cozido ou grelhado), verduras e legumes. Não pegue as preparações empanadas e fritas e não exagere na quantidade quando for algo a base de molho branco, pois é muito calórico e gorduroso. Na sobremesa opte por fruta ou gelatina.

No restaurante por quilo as dicas são as mesmas, mas a variedade é maior. Portanto, monte seu prato com cinco cores diferentes, no mínimo. Prefira arroz integral e cada tipo de carne duas vezes na semana, sendo carne vermelha, frango sem pele e peixe as opções. Varie as verduras cruas e legumes cozidos, mas no mesmo prato coloque pelo menos quatro tipos diferentes. Evite as frituras típicas desses restaurantes, tais como pastéis, coxinha, berinjela ou couve flor à milanesa, entre outras. Para beber, opte sempre por um copo de água ou suco natural. De sobremesa, uma fruta ou bombom de chocolate amargo para aqueles que não dispensam um doce.

bbel

Nenhum comentário:

Postar um comentário