sexta-feira, 30 de março de 2012

Óculos escuros: estilo ou proteção?

O acessório, muito utilizado entre os atletas, pode ser de qualquer cor ou design, contanto que proteja os olhos contra os riscos dos raios ultravioleta. 

Lentes claras ou escuras; armações brancas, pretas ou coloridas, essas características influenciam bastante na escolha dos óculos escuros, mas são o que menos importa quando o tema é proteção. De nada adianta escolher o acessório pela aparência se ele no fim não proteger bem os olhos contra os raios ultravioleta.

Segundo a oftalmologista Claudia Almeida, especializada no setor de retina e vítreo, os fatores de proteção solar dos óculos escuros servem para diminuir a quantidade de radiação que penetra nos tecidos oculares, causando danos cumulativos durante os anos. "Os óculos escuros que contêm proteção UV, contra os raios ultravioleta, são importantes na proteção de várias estruturas dos olhos que podem ser alteradas pelo fotoenvelhecimento, que é a exposição excessiva à radiação ultravioleta", disse Claudia Almeida.

A tonalidade das lentes não tem grande importância e podem variar de acordo com o conforto visual do usuário, visto que até as lentes de grau transparentes podem receber o tratamento contra radiação UV. Silvia Fernanda Lordani, corredora e professora de Santa Amélia, no Paraná, pratica o esporte há três anos e não dispensa seus óculos.

"Uso de lentes marrons degradê. Comecei a usar porque sempre treinei de manhã. O local onde treino pega bem de frente para o sol. Outro fator, além da proteção solar, é a proteção do vento e sujeira ou aqueles mosquitinhos chatos que sempre incomodam durante a corrida", contou Silvia Fernanda.

Quando se adequa os óculos ao formato do rosto, acompanhando o arqueado das sombrancelhas, esteticamente é obtido um resultado melhor, porém, nada impede que a pessoa use um modelo que tenha gostado mais. No caso dos esportistas, o mais indicado é que se escolha o tipo de óculos curvo nas laterais, que protegeria mais contra a entrada de radiação UV. "Além de nos proteger de vários fatores físicos, também nos dá aquele charme no visual. Eu uso e me acostumei tanto com os óculos escuros que acabou virando meu parceiro nos treinos e provas. Amo! Com certeza, o modelo, a cor e o estilo tambem são critérios importantíssimos para a escolha do óculos", falou a corredora.

Os raios ultravioleta fazem parte de um espectro solar, conjunto das radiações solares que se dividem em UVA, UVB e UVC. Esses três tipos se diferem pelo comprimento de onda:

  • UVA
São os raios de maior amplitude, alcançando as camadas mais profundas dos tecidos corporais e estão presentes praticamente na mesma quantidade, tanto no verão, quanto no inverno, e são responsáveis pelos danos celulares mais importantes.

  • UVB
São aqueles raios que causam mais queimaduras através do sol, se apresentando em maior quantidade no verão, entre os horários de 10 horas e 16 horas. Esses são mais invisíveis e ocasionam o envelhecimento precoce da pele.

  • UVC
São os raios filtrados totalmente pela camada de ozônio, absorvidos pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, não chegando até a superfície da Terra. Essa radiação é penetrante e danosa, por isso é importante proteger a camada de ozônio.

De acordo com Claudia Almeida, em ambientes escuros ou de penumbra, normalmente, a pupila fica mais dilatada, portanto, quando os óculos escuros não têm fator de proteção, consequentemente, os raios UV entram, livremente, através do orifício pupilar dilatado, alcançam o tecido retiniano e causam dano celular irreversível. "A não utilização de óculos escuros com boa proteção contra radiação ultravioleta implica o fotoenvelhecimento tecidual que se acumula com o passar dos anos, causando alterações de estruturas mais anteriores do olho, como catarata, bem como alterações da retina, que é uma estrutura nobre responsável pela formação da imagem que será enviada ao cérebro", concluiu a oftalmologista.

EducaçãoFisica

Nenhum comentário:

Postar um comentário