quarta-feira, 28 de março de 2012

Preparação Física para Atletas de Alto Rendimento

A união de atividades que simulam a prática de um esporte tem levado atletas de alto nível a melhorar a performance.

Quem nos dias atuais já não ouviu falar de treinamento funcional? Essa ferramenta vem sendo utilizada por atletas de alto rendimento para aprimorar a performance e prevenir lesões músculo-esqueléticas.

“No treinamento funcional nós trabalhamos as habilidades funcionais do indivíduo, seja ele atleta ou não. Esse treinamento aborda coisas básicas como agachar, saltar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar. E com isso, a gente vai trabalhando a musculatura de maneira que ela se adapte àquele tipo de movimento”, explicou o professor José Mota, graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenador da Academia EasyFitness.
  • VANTAGENS:
O treinamento funcional é uma atividade onde podemos colocar o que fazemos na técnica para dentro da preparação física. Nesse treinamento eu repito os mesmos movimentos que faço no tatame, quando estou treinando, e isso faz com que eu tenha um rendimento maior.

Parte lúdica do trabalho funcional, no qual o atleta trabalha com bolas e outros equipamentos de lazer. “Você não se sente estressado e não foge da sua preparação habitual. Ou seja, no dia em que não puder ir ao tatame treinar minha parte técnica, trabalho dentro da academia”.
  • METODOLOGIA:
De acordo com o profissional de Educação Física, José Mota, no treinamento funcional os atletas trabalham com diversos tipos de modalidades esportivas, sempre estudando a biomecânica, vendo como são efetuados os movimentos de um ou de outro esporte e tentando reproduzi-los no funcional, dando sempre uma sobrecarga de peso ou um certo desequilíbrio. “Esse treinamento visa trabalhar as valências físicas: agilidade, flexibilidade, força, resistência, equilíbrio e Core (conjunto de 29 pares de músculos responsável pela estabilização e manutenção da postura corporal”, concluiu o professor de educação física.
  • EQUIPAMENTOS:
No treinamento funcional são utilizados basicamente elásticos, bola suíça, bola feijão, faixa, cones, medicine bowl, bancos de salto e algumas molas que são usadas no Pilates.

Hoje em dia é muito comum assistirmos às lutas de MMA. Os atletas de MMA devem ser extremamente condicionados, pois devem ter força, resistência, agilidade e principalmente um CORE (centro de força do corpo) muito forte e resistente. Os treinos desses atletas são totalmente funcionais, trabalhando o corpo de forma global.

O treinamento funcional vem sendo citado como mais eficaz tanto para melhorar o rendimento de atletas, como para diminuir o risco de lesões em adultos e idosos, pois melhora consideravelmente a sua capacidade funcional, que é a habilidade para realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência.

texto adaptado smolder

Nenhum comentário:

Postar um comentário