segunda-feira, 12 de março de 2012

Diferentes tipos de whey e os melhores momentos para ingerí-los

O Whey Protein é separado no processo de transformação do leite em queijo. O processo de obtenção do Whey protein é muito caro e, até recentemente, proibido para nada que não fosse de finalidade de pesquisa. Porém, a tecnologia de filtragem moderna evoluiu drasticamente na ultima década e permitiu o surgimento de suplementos à base de Whey de nova geração, com isolados de proteínas muito concentrados.

O Whey Protein é, hoje, talvez o suplemento mais conhecido no mundo, e isso não é à toa. Whey protein não deve ser consumido apenas por atletas e praticantes de atividades físicas que procuram aumento de performance, mas também por qualquer pessoa que esteja procurando levar uma vida mais saudável e manter um visual em forma.

O Whey protein é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. É conhecida como proteína anabólica, uma vez que é a proteína que mais aumenta a síntese protéica.

Por ser uma proteína de rápida absorção, sua ação anticatabólica é interrompida cerca de 120 minutos após sua ingestão. Uma ótima forma de prolongar a ação anticatabólica (evitar a quebra dos músculos) e ao mesmo tempo manter a forte ação anabólica do Whey é misturá-lo com leite. A proteína do leite contém 80% de caseína e 20% de Whey. A caseína é digerida mais lentamente, o que ajuda a manter um melhor balanço protéico com o passar do tempo, dando suporte aos músculos de forma prolongada.

O valor biológico do Whey protein está entre 106-159. Os suplementos à base de Whey variam muito de acordo com suas concentrações, misturas, processamento e valor biológico.

  • Proteína Concentrada do Soro do Leite (WPC): Proteína Concentrada do Soro do Leite é mundialmente conhecida pela expressão Whey Protein Concentrate (WPC). Trata-se de uma proteína obtida pela remoção de quantidades suficientes de constituintes não-protéicos do soro pasteurizado por processo de separação por membranas. Antes e depois dos treinos é importante ingerir proteínas de rápida absorção para uma disponibilização imediata dos nutrientes para o organismo.

  • Proteína Isolada do Soro do Leite (WPI): Proteína Isolada do Soro do Leite (WPI) é obtida por processo semelhante ao da proteína concentrada do soro do leite (WPC), no entanto, além de separação por membrana pode ser obtido por troca iônica, a diferença é que o produto final, no caso a WPI, contém teor protéico não inferior a 90%, além de quantidades não significativas de lactose e carboidratos, enquanto que o teor protéico da WPC fica em torno de 80%. O momento ideal de ingerir a WPI é ao acordar e logo depois de malhar, que são os momentos que o corpo necessita de proteínas de muito rápida absorção.

  • Caseína (Proteínas Time-Release): Caseína é a proteína mais abundante do leite. Representa cerca de 80% da constituição protéica do leite. Diferentemente da proteína concentrada do soro do leite (WPC) e da proteína isolada do soro do leite (WPI), que tem passagem mais rápida pelo estômago, sendo absorvida em uma maior extensão do intestino, a caseína forma um coágulo no estômago retardando sua passagem para o intestino, aumentando com isso sua hidrólise, sendo absorvida mais lentamente.
Em alguns casos a absorção lenta de nutrientes promove melhores resultados em termos de ganho muscular, principalmente no caso das proteínas. Enquanto as proteínas de rápida absorção pelo organismo são melhores aceitas antes e depois dos exercícios físicos, a sua absorção prolongada é mais benéfica ao longo do dia e antes de dormir. O sistema time-release das proteínas proporciona vários benefícios ao organismo, pois as proteínas são liberadas de acordo com as suas necessidades protéicas.

ClubdoFitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário