quinta-feira, 1 de março de 2012

A Segurança de tomar Creatina


Nos últimos 05 anos, a creatina surgiu como o suplemento nutricional mais vendido no mundo, as vendas totalizaram mais de 400 milhões de dólares só no ano passado! Há uma boa razão para este aumento nas vendas de creatina: é seguro e funciona! Há um grande número de estudos que compravam a sua eficácia e sua segurança, no entanto, ao longo dos últimos anos algumas pessoas questionaram a segurança da creatina com opiniões que não são verificadas pela ciência.

Isto levou a uma disseminação em larga escala de desinformação entre a população sobre a creatina. Algumas pessoas afirmaram que creatina causa vários problemas de cãibras musculares, desidratação e insuficiência renal. Devido a esta desinformação muitos treinadores e as escolas têm proibido o uso de creatina . Chegou a hora de parar essa disseminação de desinformação sobre a creatina e que as pessoas possam tomar decisões inteligentes sobre a suplementação de creatina, com base em evidências científicas, e não opinião pessoal.

O que é creatina?
Creatina é uma combinação de três diferentes aminoácidos, glicina, arginina e metionina. É produzida pelo fígado e pode ser encontrada em alimentos como carnes e peixes, geralmente em uma concentração de quatro gramas por quilo de carne. A maioria das pessoas ingere cerca de uma grama de creatina por dia e que o corpo produz cerca de uma grama de creatina por dia.

Quando a creatina é tomada sob a forma de um suplemento que tem vários benefícios para os atletas treinando com intensidade. Após da creatina ser ingerida liga-se com um grupo fosfato para formar o fosfato de creatina. CP (creatina fosfato) pode, então, doar uma molécula de fosfato para o ADP (adenosina tri-fosfato) para formar ATP (adenosina tri-fosfato). ATP é a moeda energética da célula e é usada para acionar quase todas as funções celulares e é uma molécula crucial para a contração muscular. A suplementação com creatina aumenta a produção de ATP do corpo, assim, melhora o desempenho e diminui a fadiga intensa, actividades de curta duração, tais como levantamento de peso e corrida (NCAA).

Outro benefício da creatina para atletas é a capacidade de hidratar as células musculares. Creatina puxa fluido de fora da célula muscular para dentro da célula. Este aumento na retenção de água pela célula também causa mais íons, tais como nitrogênio a ser puxado para dentro da célula, o que aumenta a síntese de proteína muscular. Este aumento na síntese protéica muscular permite que os atletas para se recuperar de exercício mais rápido e, por sua vez crescem mais músculo . Pode-se ver facilmente a vantagem óbvia da suplementação de creatina para atletas que praticam esportes de alta intensidade que requerem explosões rápidas de energia ou de atletas que simplesmente querem melhorar a sua força e velocidade.
Oponentes da suplementação de creatina citam várias razões para não usar a creatina. Houveram vários estudos sobre a suplementação de creatina, que concluiu que o uso de creatina a longo prazo não tem efeitos colaterais.

A causa de cãibras musculares e desidratação são ambos devido ao consumo de água inadequada, não suplementação de creatina. Há evidências científicas que comprovam que a creatina não causa desidratação ou cãibras musculares.

Oponentes da suplementação de creatina também gostam de afirmar que a creatina pode causar danos nos rins com o uso a longo prazo. Mais uma vez, não há nenhuma evidência científica para apoiar suas reivindicações. Não há provas científicas para refutar essas alegações


UniverseMuscleClub

Nenhum comentário:

Postar um comentário