terça-feira, 6 de março de 2012

Suplementos básicos: malto + whey

Outra necessidade quando o assunto é o ganho de massa muscular é a ingestão de proteínas. Para isso, nada melhor do que ingerir uma proteína de alta qualidade e rápida absorção. Para um atleta que treina com pesos o momento mais importante do dia é a nutrição pós-treino, mas por que?

Quando treinamos, nosso corpo entra em atividade intensa e requisita muito de si mesmo para executar os exercícios. Após isso, o corpo se encontra em um déficit nutricional, tornando-se capaz de absorver nutrientes de forma muito mais efetiva do que no restante do dia. Esse período nós podemos chamar de “janela anabólica” ou “janela de oportunidades”. Um momento de estado crítico, em que o corpo precisa desesperadamente repor o que foi gasto. Aqui entram os dois principais suplementos nutricionais, conhecidos como o “combo básico” da suplementação. Eles são a maltodextrina e o whey protein.
  • Maltodextrina
O que é?
Geralmente apresentado na forma de pó, maltodextrina é um carboidrato complexo de alto índice glicêmico.

Função?
Sua principal função após o treino é repor o glicogênio muscular e também auxiliar no transporte de nutrientes para dentro das células, graças ao pico de insulina gerado pelo alto índice glicêmico desses carboidratos.

Indicações
Na musculação é indicado principalmente a quem procura repor o glicogênio muscular e também auxiliar no transporte de nutrientes após o treinamento. Geralmente é usado em conjunto com o whey protein, creatina, BCAA e glutamina. Quando o objetivo é a perda de peso deve ser usado com moderação. Ao contrário da crença popular, para praticantes de musculação não é recomendado o consumo pré-treino de carboidratos de alto IG.

Ingestão
Após o treino juntamente com whey protein. A quantidade recomendada é de até 1g para cada kg de peso corporal.
  • Whey Protein (Proteína do soro do leite)
O que é?
Geralmente apresentado na forma de pó, whey protein é uma proteína de rápida absorção e alto valor biológico.

Função?
Sua principal função é suprir rapidamente as necessidades protéicas em momentos críticos, como o pós-treino. Embora não seja uma prática comum, pode ser consumido em outros momentos do dia.

Indicações
Indicado a todos os indivíduos que treinam com pesos e utilizam suplementação pós-treino, e que através de uma alimentação convencional não conseguem obter a quantidade ideal de proteínas.

Ingestão 
Após o treino preferencialmente com uma fonte de carboidrato de alto IG (como maltodextrina e dextrose). Em outros momentos do dia quando o objetivo é suprir a deficiência em proteínas. Antes do treino com o objetivo de evitar o catabolismo.

MusculacaoTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário